Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Justiça decide por nova eleição no Salgueiro

A 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por dois votos a um, a realização de uma nova eleição para a presidência da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

A relatoria do processo ficará com o desembargador Werson Rego, que vai estabelecer, no acórdão a ser publicado, o prazo para a escolha do novo presidente e do conselho deliberativo da escola.

Na sessão realizada nesta quarta-feira (16), ficou vencido o voto da desembargadora Leila Albuquerque, que dava parcial provimento ao pedido.

No último dia 4, a desembargadora havia concedido efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto por Regina Celi dos Santos Fernandes e manteve a votação realizada dois dias depois. Em primeira instância, a suspensão da eleição foi obtida por André Vaz da Silva, opositor da chapa de Regina Celi. Ela já ocupava há seis anos o comando da agremiação e André alegou que, pelo estatuto, a candidata não poderia concorrer para mais um mandato de dois anos.

No julgamento do mérito, os desembargadores da 25ª Câmara Cível deferiram a realização de uma nova eleição para a presidência da escola e também para o conselho deliberativo, que não poderá ser ocupado por beneméritos.

Em eleição realizada no dia 6 de maio, Regina Celi que obteve 247 votos, contra 124 de André Vaz e Joaquim Cruz, da chapa derrotada. De 580 votantes, 387 compareceram ao pleito. Foram anulados 19 votos.

Regina Celi comemora a reeleição no Salgueiro. Foto: Max Gomes/SRzd

Em entrevista ao SRzd ao longo do período de campanha, Regina Celi prometeu dar continuidade ao seu trabalho. Entre as promessas, estava a continuidade nos planos para o desfile da escola no Carnaval 2019. “[Os meus planos são] fechar o enredo, logo, deste ano, dar continuidade nos trabalhos, fazer um belíssimo Carnaval para [o Salgueiro] ser campeão e continuar fazendo o que o que eu faço”, afirmou a presidente reeleita. Regina também prometeu manter a quadra da agremiação com eventos para a comunidade. “Vou continuar fazendo no Salgueiro. Fazendo as obras, botando o Salgueiro como uma casa de show. Não faço isso por campanha; faço porque o salgueirense merece ter um conforto. É isso que eu vou fazer e continuar fazendo. Enquanto eu for presidente do Salgueiro, eu vou continuar fazendo e lutando por eles”, destacou.

Oposição bateu de frente com Regina Celi

Regina Celi durante apuração do pleito presidencial do Salgueiro. Foto: Max Gomes

Pela primeira vez em alguns anos, a chapa da presidente Regina Celi enfrentou uma oposição que bateu de frente. A disputa pela presidência foi tão acirrada, que houve envolvimento da justiça que concedeu uma liminar que suspenderia o pleito ocorrido, tendo em vista acusações de inelegibilidade da chapa da atual presidente. No entanto, a liminar foi derrubada dois dias depois de sua concessão, na antevéspera da eleição pela Justiça do Rio.

Durante a campanha, André Vaz, da Chapa 2, fez críticas a administração da presidente Regina Celi. Em entrevista ao SRzd durante o período de candidatura, Vaz acusou Regina de conduzir a agremiação de forma errada e que acreditava que o Salgueiro não estava sendo transparente em relação as suas contas.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

13 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

14 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

14 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

17 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

22 horas ago