Jurada que deu 9,7 para Mangueira queria guardiões no primeiro casal e criticou cruz nas baianas

Desfile Mangueira 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

A jurada Regina Oliva foi responsável pela menor nota recebida pela Mangueira no Carnaval 2020, um 9,7. A penalização veio no quesito fantasias, onde a verde e rosa terminou a apuração com 29,8 pontos. Na justificativa, a julgadora argumentou que faltaram guardiões para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e considerou pesada a inserção de cruz em alas do quarto setor, principalmente nas baianas.

+ Confira as justificativas do Grupo Especial no Carnaval 2020

“A cruz é um símbolo que demonstra o sacrifício e a entrega de Jesus Cristo para salvar a humanidade de todos os pecados. E além disso, representa também a vitória do filho de Deus sobre a morte”, disse Oliva, que ainda afirmou que a cruz que veio no costeiro das baianas estava caindo para frente.

“Fantasia com visual pesado e triste e de difícil entendimento para o público em geral”, escreveu a julgadora em outro trecho da justificativa, também em referência às alas que traziam o símbolo nas costas.

Oliva também reclamou de alguns materiais utilizados na confecção dos figurinos: “A ala 17 foi composta por perucas coloridas que pareciam ter sido compradas em lojas de artigos de Carnaval e isso desvalorizou o traje”.

Desfile Mangueira 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

Guardiões no casal?

A parte mais polêmica da justificativa de Regina Oliva foi em relação ao primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Ela, julgadora de fantasias, sentiu falta da presença de guardiões ao redor da dupla. A Mangueira, em nenhuma parte do livro abre-alas, afirmou que traria o elemento que Oliva gostaria que tivesse.

“A escola não apresentou guardiões de mestre-sala e porta-bandeira já que quase por unanimidade as escolas apresentam e realmente acrescentam bastante a presença dos guardiões, são fantasias lindíssimas e especiais”, escreveu a jurada.

Além da Mangueira, outras escolas também não trouxeram guardiões em seu desfile. Diferente da verde e rosa, as agremiações não foram penalizadas por esse motivo.

Desfile Mangueira 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.







Comentários




    gl