Jorge Silveira, carnavalesco da São Clemente: ‘Vamos transformar o desfile em uma galeria a céu aberto’

Jorge Silveira. Foto: Reprodução/Facebook

Jorge Silveira. Foto: Reprodução/Facebook

Estreando como carnavalesco do Grupo Especial, Jorge Silveira desenvolve o enredo da São Clemente, “Academicamente Popular”, para o Carnaval 2018. Em entrevista ao colunista do SRzd Hélio Ricardo Rainho, na série “Papo com o Rainho”, o profissional contou como quer fazer o público conhecer a história da Escola de Belas Artes. “O objetivo final é transformar o desfile da São Clemente em uma galeria a céu aberto. Que ela seja acadêmica, mas como o próprio nome do enredo diz, popular”, explicou.

É um enredo cultural, mas tem um dedo da crítica da São Clemente.

Para realizar o trabalho, Jorge não perde tempo. “A primeira providência que eu tomei foi morar no barracão. Estou desde março produzindo, criando, in loco. Eu não trabalho em ateliê e levo para lá. Resolvi ficar no barracão e trazer a diretoria para dentro do processo criativo para que entendam qual a proposta que quero levar para a Avenida”.

Jorge Silveira. Foto: Reprodução/Facebook
Jorge Silveira. Foto: Reprodução/Facebook

O carnavalesco contou ainda que o enredo, além de cultural, é crítico. “É um tema de relevância para a cultura do Carnaval e das artes plásticas do Brasil como um todo e, especialmente, no momento em que a Escola de Belas Artes precisa de um olhar especial sobre ela, devido a problemas recentes, como o incêndio que danificou parte de seu patrimônio. Através desse Carnaval, temos a oportunidade de lançar luz sobre a Escola de Belas Artes e chamar a atenção das autoridades para que as pessoas possam olhar para o patrimônio cultural brasileiro de uma forma diferente. É um enredo cultural, mas tem um dedo da crítica da São Clemente”.

Assista à entrevista na íntegra:

 

Comentários

 




    gl