Jorge Perlingeiro é eleito presidente da Liesa

Jorge Perlingeiro. Foto: SRzd

A Liga Independente das Escolas de Samba tem um novo presidente. Jorge Perlingeiro, de 76 anos, assume a entidade responsável pelas agremiações do Grupo Especial carioca. O dirigente foi eleito por aclamação, na noite desta quinta-feira (18), no pleito que ocorreu na sede da liga, centro do Rio.

+ Eis as notas! Jorge Perlingeiro não quer abandonar apuração

+ ‘Não sou um leitor de notas, eu interpreto as notas’, diz Perlingeiro

Perlingeiro presidirá a Liesa pelo próximo triênio 2021-2024. O novo presidente substitui Jorge Castanheira, que comandava a entidade desde 2007. Castanheira também já havia sido presidente entre 1995 e 1997. Com 17 anos à frente da liga, o agora ex-mandatário se tornou a pessoa que mais esteve à frente da Liesa na história.

Jorge Perlingeiro integra a liga desde sua fundação, em 1984. Ele começou como assessor do primeiro presidente, Castor de Andrade, na época também patrono da Mocidade Independente. De lá pra cá, virou diretor e locutor da apuração. Em 2021, Perlingeiro completaria 30 anos como voz oficial da contagem de notas.

+ ‘Que a Liesa finalmente possa se permitir’, diz Gabriel David

A Liesa

Fundada em 24 de julho de 1984, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro foi criada para defender os interesses das Escolas de Samba do Grupo Especial e coleciona uma série de conquistas ao longo de seus 35 anos.

Participaram da fundação representantes de Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Caprichosos de Pilares, Estação Primeira de Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, União da Ilha do Governador e Unidos de Vila Isabel, que não se conformavam com o estado de coisas no plenário, onde formavam a minoria.

Ao longo dos anos, a Liesa organizou os desfiles em seus mínimos detalhes, desde as normas técnicas que até hoje fazem parte do Regulamento, priorizando o respeito ao público e aos horários, estabelecendo limites que equilibraram e nivelaram a disputa entre as Agremiações. Assumiu a responsabilidade pela venda de ingressos, fixando regras de lisura e transparência, acompanhadas de perto pelo Ministério Público. Representa as filiadas em contratos firmados com os patrocinadores do espetáculo e o poder público.

A entidade é responsável pela organização de toda a infraestrutura do Sambódromo para a realização dos desfiles do Grupo Especial e presta todo o suporte às co-irmãs do Grupo de Acesso Série A e da Associação das Escolas Mirins, que lá se apresentam também.

Comentários

 




    gl