Ito Melodia conta como foi a decisão de ir ao Império Serrano

Entrevista com Ito Melodia. Foto: Reprodução

Entrevista com Ito Melodia. Foto: SRzd

Além da semelhança física, Ito Melodia herdou do pai, o mestre Aroldo Melodia, o talento na arte de interpretar sambas de enredo.

Agora, vive um novo momento na sua caminhada no Carnaval carioca. Após 20 anos, deixou a União da Ilha, onde ele e o pai marcaram boa parte de suas histórias, para defender o Império Serrano. Sobre a decisão, resumiu: “Foi uma decisão difícil porém necessária no momento”.

“O Império Serrano é uma das escolas mais queridas por nós que amamos o samba. É um patrimônio da nossa cultura, tenho muitos amigos e fui muito bem recebido. Fico muito feliz em saber o quão sou querido”, contou em conversa com a reportagem do SRzd.

Ito começou a frequentar, ainda criança, a quadra e as rodas de samba na União da Ilha do Governador, acompanhando o pai. Em 1992, Ito passou a ser preparado para substituir Aroldo.

Foi apoio no carro de som da escola e gravou o clipe do samba de 1992 nas chamadas de televisão para o Carnaval Globeleza. Em 1996, foi alçado à condição de intérprete principal da Ilha, dividindo o cargo com Aroldo para cantar o samba-enredo A viagem da pintada encantada. No ano seguinte, já com Aroldo aposentado, Ito foi o protagonista, conduzindo a escola com o samba Cidade Maravilhosa – o sonho de Pereira Passos.

Logo após o Carnaval de 1997, a direção da União da Ilha contratou Rixxah para cantar e Ito Melodia foi dispensado. O jovem aceitou o convite para defender, então, a Unidos do Porto da Pedra. Lá, permaneceu por três anos, mas um convite irrecusável o fez voltar à sua escola de coração, em 2002.

“Eu me sinto muito realizado como intérprete, tenho seis Estandartes e uma história cristalina, movida pelo coração, tenho certeza que faço jus ao legado de meu pai”, comenta ao eleger seus ídolos na mesma arte: “Aroldo Melodia, Jamelão e Neguinho da Beija Flor. Mas amo todos os intérpretes e respeito todos, sem exceção”, destaca.

Com grande identificação com a União da Ilha, Ito tem passagens na folia de São Paulo. Entre 2006 e 2009 ele defendeu as cores da Combinados de Sapopemba, já entre 2017 e 2018, cantou na tradicionalíssima Mocidade Alegre. Este ano, defendeu a Mocidade Unida da Mooca. Em Santos, no litoral paulista, emprestou seu talento sendo um dos intérpretes da Unidos dos Morros.

Além do talento, a irreverência de Ito Melodia e sua inventividade ao criar bordões, gera expectativa nessa chegada na Serrinha: “Aí só o tempo e o calor do público no ensaios podem dizer”, conclui.

Campeão da Série Ouro com o enredo Mangangá, o Império Serrano vai abrir os desfiles do Grupo Especial em 2023, no dia 19 de fevereiro.

+ Veja como foi o desfile do Império

+ Galeria de fotos do desfile do Império Serrano

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval 2022: veja os vencedores do Grupo Especial

+ Conheça os vencedores do Prêmio SRzd Carnaval 2022 pela Série Ouro

Comentários

 




    gl