Internautas ‘desvendam’ enredo do Salgueiro

Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, deve ser o tema da agremiação para 2020. Foto: Reprodução

O Salgueiro lança neste domingo (5) seu enredo para o Carnaval 2020. Mas tudo indica o anúncio não será novidade. Isso porque os internautas que entraram na brincadeira da escola, que revelou pistas do tema em rede social, devem ter desvendado o mistério. Os torcedores apostam que Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, será o enredo da Academia do Samba.

Benjamim já foi enredo da São Clemente em 2009, quando a escola ainda estava no Grupo de Acesso. Em 2020, o nascimento do artista completa 150 anos. Filho de mãe escrava e pai capataz, Benjamim superou preconceito e se tornou um dos grandes artistas brasileiros do início do século XX. Ele morreu no Rio de Janeiro em 1954.

Benjamin de Oliveira no século XX. Foto: Reprodução

O carnavalesco Alex de Souza não revelou o tema, mas afirmou que a vermelha e branca vai honrar as tradições de levar para a Sapucaí sua identidade com a cultura negra, o que reforça a tese da homenagem a Benjamim.

“O Salgueiro sempre teve a característica de dar voz aos traços marcantes de sua gente, seja através de sua religiosidade, cultura ou aspectos que mostrem a sua representatividade e importância na construção da identidade do nosso país. O enredo de 2020 é emocionante, bonito,  lúdico, elegante e forte”, garantiu o profissional que assinará seu terceiro projeto na escola.

Confira como os internautas desvendaram o tema:

A primeira dica mostrou um palco de teatro com cortinas vermelhas, ninguém apostou em Benjamim de Oliveira, mas os torcedores ficaram ligados que o tema teria algo relacionado àquela temática.

A segunda dica foi uma imagem antiga de um vilarejo. Não demorou muito para que os ‘investigadores’ descobrissem que o local era Pará de Minas e fizessem uma relação: era cidade natal de Benjamim de Oliveira.

“Esta foto retrata a Rua Benedito Valadares na cidade de Pará de Minas/MG, no ano de 1896, e que atualmente é a rua principal da cidade, conforme se podem ver no acervo do museu da cidade”, contou um internauta.

A terceira dica mostrou a comida mineira. Os torcedores reforçaram a ideia da dica anterior: Benjamim de Oliveira nasceu em Pará de Minas, cidade de Minas Gerais.

“Benjamin de Oliveira (Tem que juntar com as dicas anteriores). Nascimento: Pará de Minas, Minas Gerais. Benjamin Chaves, mais conhecido como Benjamin de Oliveira, foi um artista, compositor, cantor, ator e palhaço de circo brasileiro. Ele é mais conhecido por ser o primeiro palhaço negro do Brasil. Além de ser o idealizador e criador do primeiro circo-teatro”, comentou um seguidor.

A quarta dica trouxe uma carta do baralho cigano. Os internautas lembraram que havia personagens ciganos em peças do Circo Teatro Brasil, gênero criado por Benjamim de Oliveira.

“Circo Theatro Brazil…. gênero surgido no século 19 no Brasil por Benjamim de Oliveira. Tem algumas peças circenses onde personagem Salomé aparece…quem sabe algo assim !!!! Onde um grupo numa cidade do interior… blá blá blá…..hummmmm”, escreveu um seguidor.

Comentários

 




    gl