Rio: Inocentes vive drama faltando menos de 100 dias para o Carnaval 2024

Desfile da Inocentes de Belford Roxo 2023. Foto: Alex Ferro/Riotur

Desfile da Inocentes de Belford Roxo 2023. Foto: Alex Ferro/Riotur

Rio. Após ser despejada de terreno onde funcionava seu ateliê, faltando menos de 100 dias para o Carnaval 2024, a Inocentes de Belford Roxo ganhou mais um problema e não tem lugar para ensaiar.

A escola está tentando autorização da prefeitura da cidade da Baixada Fluminense para ensaiar nas ruas, mas, segundo a agremiação, não recebe resposta e afirmam que o motivo é uma disputa política no município. Por enquanto, a Inocentes está ensaiando em Mesquita.

“A diretoria da escola já solicitou, através de ofício, para que fosse liberada a rua, mas até agora [a prefeitura] não nos respondeu. Foi aberto um processo e a gente não entende por que está acontecendo isso. Se é parte burocrática, se é política, se é falta de consideração com a nossa escola. Todos os outros municípios já começaram os seus desfiles”, disse Icaro Ribeiro, vice-presidente da Inocentes de Belford Roxo, à TV Globo.

Saulo Tinoco, diretor de carnaval da escola, também comentou a situação. “Foi muito triste a desocupação, parecia que morávamos de aluguel e por algum fossemos despejado. O que vai ser da nossa escola? Não quero acreditar que seja política. Isso atrapalha a cultura local, o turismo, tivemos um ônibus de 25 pessoas da República Tcheca (visitando a agremiação). Atrapalha a cultura de Belford Roxo”, destaca.

O prefeito Waguinho (Republicanos) respondeu através de nota. A prefeitura informou que nenhum pedido de liberação de rua para ensaios foi protocolado na Secretaria de Ordem Pública e que a Secretaria de Transporte recebeu licitação, mas está analisando o pedido, ainda está dentro do prazo.

Ainda de acordo com a prefeitura, a liberação para ensaio depende da autorização das duas secretarias. Sobre o terreno que era ocupado pela escola, a prefeitura disse que no entorno da área foram erguidos condomínios residenciais e a prefeitura estuda a construção de um complexo educacional e uma grande área de lazer no local.

Em 2024, a Inocente desfila pela Série Ouro do Rio com o enredo Debret pintou, Camelô gritou: ‘compre 2, leve 3’! Tudo para agradar o freguês.

Comentários

 




    gl