Inocentes encerra Série Ouro 2023 já na manhã do domingo

Desfile da Inocentes de Belford Roxo. Foto: Alex Ferro/Riotur

Desfile da Inocentes de Belford Roxo. Foto: Alex Ferro/Riotur

Fim. A Inocentes de Belford Roxo fechou o Carnaval do grupo de Acesso e foi a oitava a pisar na Avenida na segunda noite de desfiles da Série Ouro na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A apresentação terminou já na manhã deste domingo (19), com o dia claro e pouco público nas arquibancadas.

+ em busca do Acesso:

A Inocentes de Belford Roxo levou para a Avenida no Carnaval 2023 o enredo Mulheres de barro. As mulheres de barro guardam as linhas do passado nas mesmas mãos que moldam o futuro e são parte da identidade viva da região de Goiabeiras Velha, próximo de Vitória, capital do Espírito Santo.

Donas de um saber que existe há mais de 400 anos, elas receberam das mãos das mulheres indígenas o poder ancestral da arte. As técnicas utilizadas na confecção de panelas de barro vindas dos povos Tupi-Guarani e Una foram passadas de geração a geração entre as tribos e inspiraram as paneleiras capixabas.

Defendendo a importância dessa arte, o grupo lutou por espaço na sociedade e na cultura capixaba, e o saber das paneleiras hoje é reconhecido como patrimônio cultural imaterial.

+ comentaristas do SRzd avaliam desfile:

Célia Souto: “A última escola a se apresentar entrou na Avenida ao raiar do dia demonstrando garra, vibração, emoção, canto forte e determinação para cantar o samba-enredo na sua totalidade. As alas se movimentam com vibração sustentando o ritmo da dança demonstrando uma regularidade muito boa em relação a evolução”.

Eliane Souza: “Matheus Machado e Jaçanã Ribeiro, juventude e experiência na performance do casal que trouxe para o desfile um bailado atualizado, com a preservação dos movimentos obrigatórios de cada um dos dançarinos. Os giros seguros da porta-bandeira foram acompanhados pelo mestre-sala que, com galhardia e muita corte, conduziu a dança, louvou o pavilhão e traçou seus riscados, meneios, mesuras, sapateados miúdos coordenados a piruetas simples e giros curtos, seguidos da falsa queda do voleio. Um bailado bonito, realizado com gentileza e elegância, e muito bom de se apreciar”.

Rachel Valença: “Na ingrata situação de encerrar um desfile que se prolongou excessivamente, a Inocentes desfila para arquibancadas vazias, o que é sempre triste. O enredo é lindo, mas as circunstâncias não ajudaram a tornar o desfile interessante”.

Cadu Zugliani: “O samba da Inocentes é um samba bastante correto, conta bem o enredo, apesar de um pouco longo, mas tem nuances interessantes de melodia que atenuam a questão do tamanho. A escola tem uma comunidade forte que ‘compra o barulho’ e se entrega no canto”.

Jaime Cezário: “O enredo ‘Mulheres de Barro’ foi uma homenagens as mulheres artesãs na arte de fazer panelas do barro. Vai buscar inspiração na arte ancestral indígena até chegar aos dias de hoje com o galpão das paneleiras. As fantasias usaram tons terrosos e, com o atraso do desfile, teve de enfrentar a luz do dia, perdendo muito do possível encantamento que poderia causar com a iluminação artificial. Esse fato tirou o brilho do conjunto apresentado, pois nitidamente foi um Carnaval pensado para desfilar a noite. Usaram materiais alternativos nas roupas e os acabamentos não foram dos mais caprichados. O conjunto alegórico da escola sofreu o mesmo problema que suas fantasias. Alegorias pensadas para desfilar com luz artificial. A luz do dia trouxe estranhamentos em algumas propostas, especialmente no caso da segunda alegoria, onde predominaram cores do marrom, ao terra. E essa paleta de cores, obviamente não funciona com a luz do dia”.

*veja a galeria de fotos do desfile

(veja a ordem de desfiles do Acesso):

+ sexta-feira , 17 de fevereiro:

1ª – Arranco do Engenho de Dentro
2ª – Lins Imperial
3ª – Vigário Geral
4ª – Estácio de Sá
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – Acadêmicos de Niterói
7ª – São Clemente

+ sábado , 18 de fevereiro:

1ª – União de Jacarepaguá
2ª – Unidos da Ponte
3ª – Unidos de Bangu
4ª – Em Cima da Hora
5ª – Unidos do Porto da Pedra (escolha de posição feita pela escola)
6ª – União da Ilha do Governador
7ª – Império da Tijuca
8ª – Inocentes de Belford Roxo

Comentários

 




    gl