Império da Tijuca: bateria e canto são destaques de ensaio geral

Império da Tijuca. Foto: Leandro Milton – SRzd

Império da Tijuca: bateria e canto são destaques de ensaio geral

Rio 2024: Começou, na noite deste sábado (6), a temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí. Quatro escolas de samba da Série Ouro, o Acesso carioca, em destaque no palco maior do Carnaval.

A verde e branca da Tijuca, o primeiro império do samba, teve como destaque sua bateria e o canto dos componentes em seu ensaio geral. Confira as analises dos comentaristas do SRzd.

+ como foi o ensaio?

Jaime Cezário: “O esquenta inicial da Império da Tijuca foi com o samba de 1989: Festa Profana, da União da Ilha do Governador, homenageando Quinho, fazendo todos delirarem! Deu vontade de tomar um porre de felicidade! Ô saudade! A comunidade da verde e branca do Morro da Formiga veio na cadência da ciranda da sua homenageada Lia do Itamaraca! Todos cantando com vontade seu bom samba. A observação fica pela forma mais lenta de se apresentar, algo que chamou atenção ao iniciar seu ensaio. Acredito que essa menor velocidade na evolução da escola, foi devido ao contingente menor de componentes, numa comparação direta com as duas primeiras escolas”.

Eliane Souza: “O bailado foi executado, com grande habilidade, pelo casal. Destaco a competência do mestre-sala que, um dançarino, riscou suas letras e exibiu o VOLEIO com falsa queda com inclinação a direita, o MEIO-SAPATEADO e uma CARRAPETA que marca seu estilo. APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA feita com delicadeza. E mais, conduziu, usando com destreza um bastão, a dança e bela dama que, sestrosa, exibiu BALANÇO sem apoio, abrindo espaço para o mestre-sala dançar! As interferências, focadas na letra do samba, não causaram danos ao bailado. Alegre e contagiante o casal deslizou na passarela! Um lindo momento, a passagem do segundo casal, Fabio Rodrigues e Mônica Menezes. Ela, com seu estilo determinado, dançou com pés em sapatilhas rasteiras, executando giros firmes, e marcando, a mão na cintura! Um luxo”.

Bruno Moraes: “A bateria da Império da Tijuca, de mestre Jordan, fez uma excelente apresentação nessa noite na Sapucaí. Incrível a firmeza e o swing dessa bateria, mesmo com um samba não tão regular. Destaque para a bossa do frevo”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO 

+ agenda deste sábado, 6 de janeiro:

União de Parque Acari
Arranco do Engenho de Dentro
Império da Tijuca
Estácio de Sá

+ Carnaval 2024:

Sou Lia de Itamaraca cirandando a vida na beira do mar, assinado por Júnior Pernambucano. Este é o enredo da escola que ficou com o 4º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria dos compositores Eduardo Katata, JC Couto, Henrique Badá, Ferreti da Ponte, Sérgio Gil, Gilsinho Oliveira, Gabriel Machado Charuto e Gabriel Cascardo Gavião.

+ veja a programação completa:

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Comentários

 




    gl