Categories: Carnaval/RJ

Imperatriz recorre na Justiça e pede afastamento de Jorge Castanheira da presidência da Liesa

A novela ‘virada de mesa’ ainda não acabou. Antes mesmo da Assembleia Geral da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que determinou o rebaixamento da Imperatriz, a verde e branco, sabendo de sua iminente queda, recorreu à Justiça para afastar o presidente da entidade, Jorge Castanheira.

Por volta das 16 horas desta quarta (10), a advogada da Imperatriz, Valéria Gomes Stelet, entrou com um agravo de instrumento para que o Poder Judiciário revise a decisão proferida na terça-feira (9), quando negou a liminar da verde e branco para afastar Castanheira e impedir a reunião da ‘desvirada de mesa’.

No recurso, a advogada da Imperatriz solicita que Jorge Castanheira “se abstenha de continuar praticando qualquer ato relacionado ao cargo que renunciou” (de presidente) e que a “Liesa emposse no cargo de presidente da Diretoria Executiva, o atual vice-presidente (Zacarias de Oliveira), no prazo de cinco dias”.

Como argumento, a agremiação alega que a postura de Castanheira em continuar exercendo atividades de presidente ao dizer que “estaria diligenciando para que houvesse a transição” coloca a Liesa em “uma situação forçada de ausência de representação”.

“Não é demais lembrar que a renúncia foi formalizada em assembleia e devidamente registrada em ata, com a presença de quórum totalmente qualificado, não havendo que ser questionada nenhuma deliberação da assembleia”, diz trecho do agravo de instrumento.

Renúncia e ‘desrenúncia’ de Castanheira

Jorge Castaneira na Assembleia Geral da Liesa (10/07/19). Foto: Henrique Matos

Após a reunião plenária do dia 3 de junho, onde a maioria dos dirigentes decidiu virar a mesa e não rebaixar a Imperatriz, o então presidente da Liesa, Jorge Castanheira, renunciou ao cargo maior da Diretoria Executiva da entidade.

Daí em diante, surgiram nomes de possíveis sucessores do ex-mandatário, que concorreriam em um novo pleito da Liesa, já que tudo indicava que o vice-presidente Zacarias de Oliveira, ao assumir a presidência, convocaria novas eleições. Rodrigo Pacheco, da Mocidade Independente, foi o primeiro a lançar oficialmente a candidatura.

Na noite desta quarta-feira (10), após a assembleia geral que sacramentou a queda da Imperatriz, Jorge Castanheira disse ter repensado sua decisão de abandonar a presidência da Liesa. Os motivos que levaram o dirigente a ‘desrenunciar’ ao cargo foram: a manutenção do regulamento do Carnaval 2019 e um clamor dos presidentes das agremiações que solicitaram a continuidade do gestor.

“Ao final da reunião, foi solicitada minha permanência. A gente está aqui disposto a ajudar e dar continuidade a tudo que fazemos. Eu tinha condicionado a minha renuncia à virada de mesa, por conta dos compromissos assinados. Ao final houve uma aclamação para eu não entrar com carta de renúncia”, disse Castanheira.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: destaquedestaque1-carnaval-rjDesvirada de mesaImperatrizJorge CastanheiraLiesaVirada de mesaVirada de mesa 2019

Recent Posts

  • Brasil
  • Política

Sidney Rezende: ‘Habeas corpus na CPI não significa ficar em silêncio total’

No quadro Liberdade de Opinião desta terça-feira (18), Sidney Rezende comentou o pedido de habeas corpus da secretária do Ministério…

28 minutos ago
  • Carnaval/SP

No Dia Mundial dos Museus, relembre a homenagem da Tucuruvi

Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada em 1977 pelo ICOM…

47 minutos ago
  • Brasil
  • São Paulo

São Paulo inicia vacinação de motoristas e cobradores de ônibus

Começou nesta terça-feira (18), no estado de São Paulo, a vacinação de cobradores e motoristas de ônibus municipais e intermunicipais.…

1 hora ago
  • Brasil

Vereador invade estúdio de rádio e agride advogado; veja o vídeo

O vereador Thiago do Ivan, do PDT, invadiu um estúdio de rádio e agrediu o advogado Ronaldo Feijão, do sindicato…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

André Marques é picado por vespa nas gravações de ‘No Limite’

O apresentador do programa "No Limite", André Marques, usou a internet para revelar que sofreu com a picada de um…

2 horas ago
  • Brasil

‘Não se deixe contaminar pelo ódio’, diz Papa Francisco em carta ao pai de Henry Borel

O papa Francisco respondeu a uma carta enviada pelo engenheiro Leniel Borel, pai de Henry Borel, que foi assassinado no…

2 horas ago