Gabriel David esclarece relação entre CarnaRio e desfiles de julho: ‘Ideia é trabalhar o Carnaval o ano inteiro’

Gabriel David é conselheiro e filho do presidente de Honra da Beija-Flor. Foto: Reprodução/Instagram

Após a reportagem do SRzd sobre a declaração de Jorge Castanheira acerca do CarnaRio, o conselheiro da Beija-Flor, Gabriel David, usou as redes sociais para esclarecer a situação. Segundo ele, o Carnaval fora de época tem a ver com os desfiles marcados para julho de 2021, caso haja vacinação em massa contra a Covid-19.

+ Governador explica CarnaRio e exalta festa: ‘Não permitirá que o setor carnavalesco quebre’

“A lei aprovada tem, sim, uma ligação com a possibilidade dos desfiles das escolas de samba acontecerem em julho desse ano. Primeiro, a gente tem que se preparar para essa possibilidade, porque se a gente não se preparar, isso não se torna nem uma possibilidade, que seria muito importante principalmente para a vida financeira do estado e do Rio de Janeiro. Mas a lei não obriga o Carnaval a acontecer em julho de 2021. Se não der, não vai rolar. É óbvio. A gente vai prezar pela saúde sempre”, disse.

Gabriel ficou espantando com a declaração do presidente da Liesa em entrevista à CNN e disse acreditar que pode ter sido uma falta de interpretação. O sambista também pediu desculpas ao governador Cláudio Castro, que sancionou a Lei n° 9.174/20 e tem se mostrado um apoiador do Carnaval.

Jorge Castaneira em Assembleia Geral da Liesa (10/07/19). Foto: Henrique Matos

“Não quer dizer que seriam dois desfiles por ano. A partir de 2022, teríamos possibilidade, em julho, de uma outra data comemorativa para o Carnaval, onde a gente poderia criar um outro evento, num outro modelo, para fomentar o turismo e esse patrimônio cultural que é o samba”, afirmou.

O conselheiro nilopolitano lembrou que a festa gera lucro para o Rio de Janeiro e que a lei traz à tona um antigo desejo de muitos sambistas: criar um calendário anual para o evento, que beneficie tanto às escolas de samba e blocos, quanto o poder público.

“A ideia é trabalhar o Carnaval o ano inteiro, uma ideia que é muita falada, justamente pelo Carnaval gerar uma conta positiva, ou seja, dinheiro para a cidade. Essa conta do Carnaval: do quanto que o governo e a prefeitura gastam com o quanto que eles ganham de imposto e movimentação turística é uma conta positiva”, disse Gabriel.

Gabriel David em reunião com o governador Cláudio Castro. Foto: Reprodução

Comentários

 




    gl