Foram 20 anos que alguém comeu: Império celebra a democracia; data marca assassinato de Vladimir Herzog

Desfile do Império Serrano de 1969 exaltou os ‘Heróis da Liberdade’. Foto: Reprodução

No Brasil, o Dia da Democracia é celebrado em 25 de outubro.

A escolha da data é referência e homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975, num 25 de outubro.

Herzog, nascido na Iugoslávia, veio para o Brasil com sua família para fugir da perseguição aos judeus liderada pelos nazistas alemães. Nos anos 70, assumiu a direção do departamento de telejornalismo da TV Cultura, em São Paulo, vinculou-se ao Partido Comunista Brasileiro e se tornou militante na luta pela democracia e pelo fim da censura praticada pela Ditadura Militar (1964 – 1985).

Herzog foi convocado e compareceu ao órgão de inteligência do Exército para prestar esclarecimentos de seu envolvimento com o Partido Comunista. Lá, foi interrogado e nunca mais foi visto com vida. Os militares divulgaram uma nota informando que Herzog havia se suicidado, na tarde do dia 25. Porém, a divulgação de suicídio era uma prática da ditadura como forma de explicar o destino dos opositores do regime.

A morte do jornalista gerou uma série de protestos na imprensa, não apenas brasileira, mas mundial. O movimento pressionava pelo fim da ditadura e em defesa da garantia dos direitos humanos na América Latina.

Em 1978 o juiz federal Márcio Moraes decidiu pela responsabilização do governo Federal pela morte do jornalista, ordenando ainda a apuração do autor do fato e o detalhamento do ocorrido.

Em 2012, sua certidão de óbito foi retificada para incluir sua causa mortis verdadeira, constando que sua “morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência da sede do II Exército – SP, o DOI-Codi.

Reconhecida por seu viés democrático não só para questões nacionais, mas também internas, o Império Serrano relembrou a data em seu perfil oficial no Twitter:

+ PE: Lula venceria em 2022 no 1º turno com 51,6%

+ Cotado para a presidência, Moro diz que governo tem agenda focada em interesses pessoais

+ Curtinhas: PSD anuncia candidatura de Rodrigo Pacheco para a presidência em 2022

+ Clima: confira a previsão do tempo para terça-feira (26)

Comentários

 




    gl