Fez trovejar! Salgueiro canta forte pra Xangô em ensaio marcado por Regina e Marcella

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Logo após o esquenta com seus maiores hinos, a nação salgueirense abriu a segunda noite de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí e mostrou força no canto pra Xangô, enredo da agremiação para o Carnava 2019. A vermelho e branco também exibiu o que pretende fazer para trazer o campeonato de volta para Rua Silva Teles.

Mas quem ‘roubou a cena’ na noite foi a ex-presidente Regina Celi. A sambista causou durante o treino da agremiação na pista. Ela desfilou no meio das alas, foi saudada pelo público e ainda recebeu o pavilhão das mãos de Marcella e Sidclei, primeiro casal, para beijar.

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Vale lembrar que a ex-mandatária brigou com a porta-bandeira no meio de 2018, quando ainda era presidente. O fato ocasionou a saída de Marcella e Sidclei da agremiação. Quando André Vaz assumiu, a dupla retornou ao Salgueiro.

+ Galeria de fotos

Comissão de frente

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Segundo o coreógrafo Sérgio Lobato, a comissão executou apenas 15% do que será apresentado no domingo de Carnaval. Parte dos movimentos feitos foram pensados para a realização do ensaio técnico na Sapucaí e na Avenida Maxwell, às quintas. A comissão formada exclusivamente por homens trazia referências e características próprias do orixá homenageado.

Para o comentarista do SRzd Márcio Moura, “Sérgio Lobato trouxe uma coreografia limpa, forte, expressiva e, inclusive, acrobática. Obviamente reuniu movimentos oficiais com alguns criados para o ensaio”.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Trajados de vermelho, Sidclei Santos e Marcella Alves foram um dos destaques da noite salgueirense. A dupla mostrou porque vem garantido as notas 10 nos últimos anos e que está preparada para manter o nível em 2019.

De acordo com a comentarista do SRzd no quesito, Eliane Santos Souza, o primeiro casal do Salgueiro trouxe o bailado autêntico do mestre-sala e da porta-bandeira: “Sidclei e Marcella desenvolveram os passos, movimentos e gestos característicos, em uma excelente performance do par, dançando ininterruptamente, se comunicando e saudando o público da passarela do samba”.

Entre um módulo e outro, um dos momentos de grande destaque da dupla foi quando o casal decidiu cumprimentar a ex-presidente Regina Celi. A cena entrou pra história e repercutiu ao longo da Avenida, mesmo durante o ensaio.

“Aconteceu na hora. Eu e o Sidclei estamos indo para o nosso sexto ano de parceria. Mais do que mestre-sala e porta-bandeira, a gente é muito amigo. A gente se trata como irmão. E na hora que eu fui lá na frente, que eu fui apresentar pra ele, olhei no olho dele e entendi: ‘Agora é a hora da gente dizer pra ela que não ficou mágoa. A gente é Salgueiro igual a ela e tem o total direito de beijar o pavilhão'”, disse Marcella Alves.

Samba-enredo

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Como esperado, o samba levantou o público presente no Sambódromo, sob o comando do recém-chegado Emerson Dias – um dos grandes destaques da noite vermelha e branca – e Quinho, que estava afastado da escola desde 2014 e trouxe um pouco de nostalgia com seu jeito característico de levantar a agremiação tijucana.

Emocionado, o cantor afirmou: “Voltei. Agora com essa direção do André Vaz, a escola está num pulsar maravilhoso. Canto, dança e ritmo. O samba é uma coisa que não se pode inventar, se não perde a essência”.

Para o comentarista do SRzd no quesito, Rômulo Ramos, o samba do Salgueiro, um dos melhores do ano, foi bem cantado pelas arquibancadas e passou no teste.

Bateria

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

A Furiosa mostrou o motivo pelo qual possui esse apelido por parte do mundo samba. A bateria do Salgueiro não deixou por menos e levantou a Sapucaí com grande variedade de bolsas e vastas influências rítmicas. À frente da bateria, Viviane Araújo se vestiu de Oxum, em uma roupa amarela, e foi ovacionada pelo público.

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Para Bruno Moraes, comentarista de bateria do SRzd, os ritmistas do Salgueiro fizeram um excelente ensaio: “Com desenhos e bossas dentro da melodia, valorizaram e destacaram o forte samba do Salgueiro. Incrível estreia dos mestres Guilherme e Gustavo. Apresentação perfeita do início ao fim”.

Harmonia

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

A harmonia do Salgueiro funcionou, de modo geral, no treino deste sábado (16). As alas mostraram força e valentia no canto, com destaque para o refrão principal. O público presente na Sapucaí também colaborou e fez o mar de gente entoar os versos do samba “Xangô”.

Contudo, o comentarista do SRzd no quesito, Rômulo Ramos, fez uma ressalva: “Será necessário verificar alguns pontos no canto da comunidade para evitar que aconteça o que houve neste ensaio. A entrada da ex-presidente Regina Celi causou euforia nas arquibancadas e resultou no enfraquecimento do canto da comunidade, que foi cumprimentá-la durante a realização do ensaio. A ação ocasionou o ‘atravessamento’ do samba”.

Evolução

Ensaio técnico do Salgueiro 16/02/19. Foto: SRzd

Os componentes do Salgueiro desfilaram sem problemas pela Avenida. A comunidade não abriu buraco e mostrou a evolução necessária para atingir a nota máxima na Quarta-feira de Cinzas, como avaliou o comentarista do SRzd no quesito, Rômulo Ramos.

“A evolução fluiu bem. A escola passou com calma e tranquilidade, cantando, dançando e interagindo com os demais setores. Alas tradicionais do Salgueiro, como a ”Ala dos Negões”, trouxera, o canto forte necessário para reverenciar o orixá da justiça.”

Durante os ensaios técnicos, a equipe do SRzd está no espaço do Camarote Vivant!, no Setor 4 do sambódromo. Veja aqui como adquirir seu ingresso para o Camarote Vivant!

Comentários

 




    gl