Categories: Bruno MoraesCarnaval/RJColunas

Fala, sambista! Palavra de um apaixonado

*Por Luiz Eugênio Rodrigues

Me chamo Luiz Eugenio, tenho 51 anos e 35 de desfiles de Carnaval, e trabalho na captação de som das baterias há 15 anos, além de mais 2 anos no apoio técnico da captação de som da Marquês de Sapucaí.

Eu gostaria de dizer tudo que já vi, escutei e posso dizer que já ajudei em muitos momentos nos desfiles. Trabalhar ali é algo que lá atrás não imaginaria, mas Deus me colocou, e eu abracei, até porque bateria sempre foi minha paixão!

Pensei comigo mesmo: eu acho que preciso ajudar mais. E a forma que achei mais justa, foi a de vir aqui, e poder passar tudo que aprendi e aprendo até hoje. Sabemos que não é fácil colocar uma bateria na Avenida, gerir várias pessoas, fazer com que elas entendam o grande propósito. É missão grandiosa e árdua, mas quando se tem foco, sabedoria e determinação as coisas se realizam. Porém, não podemos esquecer que nem tudo sai do jeito que a gente quer, então, é péssimo ver um amigo se dar mal.

Existem fatores que ocorrem no desfile que muitas vezes não ocorrem em ensaios… O que vou falar aqui, espero que não me levem a mal, mas preciso ajudar!

Vejo que muitas baterias querem usar modos antigos e certos métodos antigos não cabem mais, como por exemplo, baterias com componentes acima do normal, com fantasias que abafam o som, com recuos muito demorados, com excesso de pessoas na frente do carro de som, com deslocamentos rápidos demais. Isso acarreta naquele problema técnico chamado delay.

Excessos de bossas, quando na verdade cada agremiação precisa do ritmo para evoluir melhor. E aqui vai uma dica à Liesa: Mude o regulamento. Existem várias dúvidas sobre parar ou não parar. O regulamento diz não ser necessário, mas o julgador cita a não apresentação… Enfim, nos ajude

Aquele segundo recuo é uma tragédia anunciada. Os carrinhos da Comlurb nos afunilam e nos deixam sem espaço para trabalhar e respirar, é muita gente sem função, nos atrapalhando. Outro exemplo; aqueles ferros com parafusos imensos que dão sustentação aos camarotes improvisados podendo acidentar alguma pessoa! Enfim, nada aqui que escrevo é para depreciar; é para melhorar o que mais amamos fazer, que é o desfile de escola de samba!

Aqui me despeço, e pedindo novamente que não me levem a mal, mas sou um apaixonado por Carnaval e mais ainda por bateria, salvem o ritmo!

*O conteúdo deste texto não reflete necessariamente a opinião do portal SRzd

Bruno Moraes

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana Estrela do pop internacional atraiu atenções durante a noite desta quinta-feira (2) na orla…

38 minutos ago
  • Televisão

Cena de sexo com personagens de Paolla Oliveira e Nanda Costa faz web ferver: ‘Entregando tesão’

Bastidores. Em Justiça 2, Jordana e Milena transam e fãs elogiam química do casal: 'Entregando tesão'. Cena da primeira vez de…

1 hora ago
  • Música

Bruno Mars anuncia shows no Brasil

Música. Agora é oficial: Bruno Mars, ou Bruninho para os brasileiros, voltará ao país. Depois do estrondoso sucesso no The…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Thiago Luz discute com Mc Jey Jey em A Grande Conquista 2

Treta. Os ânimos seguem exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Thiago Luz, dono da Casa Azul, discutiu com…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Logun-Edé; leia a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

3 horas ago
  • Famosos

Radamés dá argumento polêmico ao falar de pedir perdão a Belo por traição com Viviane

Bastidores. Após revelar ter tido um envolvimento com Viviane Araújo enquanto a atriz ainda estava casada com o cantor Belo,…

4 horas ago