Categories: Carnaval/RJ

Exposição sobre 70 anos da Beija-Flor é inaugurada com presença de bambas da escola

A abertura da exposição “70 anos Beija-flor de sambas, enredos, memórias e comunidade” recebeu diversos bambas durante a noite desta segunda-feira (21), no Centro de Artes Calouste Gulbenkien. Através de fotos, áudios e esculturas, a mostra apresenta a devoção de toda uma comunidade, as transformações estéticas que marcaram o Carnaval carioca, as matriarcas, a passista, a porta-bandeira e o intérprete símbolos da agremiação. A exposição, patrocinada pela Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pode ser vista até 22 de março.

“Estamos transformando o Calouste em um centro de referência sobre Carnaval e esta exposição é o primeiro grande projeto nesta direção. A mostra valoriza a história dos sambistas e de uma comunidade aguerrida que transformaram a Beija-Flor em uma das maiores escolas do nosso Carnaval, a mais representativa manifestação cultural do Rio”, afirmou Nilcemar Nogueira, secretária municipal de cultura do Rio.

Entre os homenageados, a porta-bandeira da escola Selminha Sorriso, que esteve no local e celebrou o crescimento da agremiação nessas sete décadas: “Estou muito feliz porque a história da minha escola foi resgatada e está protegida. É importante preservar a história das escolas de samba. Somos um povo sofrido, que superou muitos obstáculos e está aqui hoje. Isso é mágico”, disse a dançarina.

Marcaram presença no evento, os intérpretes Neguinho da Beija-Flor e Gilson Bacana, o mestre-sala Claudinho, o jornalista e sambista Haroldo Costa e um dos fundadores do bloco Beija-Flor, em 1948, Helles Ferreira.

A história da azul e branco de Nilópolis é contada através de mais de 200 itens, entre cadernos de enredos, fotos, esculturas, troféus, medalhas e antigos sambas de exaltação desconhecidos do grande público. O acervo passeia pela história da “Deusa da Passarela” desde o surgimento como bloco, em 25 de dezembro de 1948, passando pelo primeiro desfile como escola de samba, em 1954, até a transformação em potência dos desfiles na Marquês de Sapucaí. Atual campeã do carnaval carioca, a Beija-Flor possui 14 títulos e é a terceira maior vencedora, atrás apenas de Portela e Mangueira.

“É uma honra apresentar essa história que transformou muitas vidas e produziu muita cultura com criatividade e fazendo revolução. Está tudo contemplado na exposição de forma poética e acho que a comunidade vai se reconhecer”, afirmou Wagner Gonçalves, que assina a curadoria da exposição com Marcelo Campos.

Enredos que marcaram época, entre eles “A criação do Mundo na Tradição Nagô”, “A grande constelação das estrelas negras” e “Ratos e urubus, larguem a minha fantasia” são revisitados. Joãosinho Trinta, que a partir dos anos 1970 revolucionou a estética da escola e do Carnaval brasileiro, ganha destaque em fotos e objetos. São também homenageados outros importantes carnavalescos da trajetória da Beija-Flor, caso de Milton Cunha, Alexandre Louzada, Rosa Magalhães e Maria Augusta.

Serviço | Exposição “70 anos Beija-flor de sambas, enredos, memórias e comunidade”

Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125, Centro
Data: 22 de janeiro a 22 de março de 2019. Segunda a sábado, das 9h às 17h.
Entrada Gratuita

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Acidente de carro mata cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco

A cantora Ana Paula Vieira, de 27 anos de idade, e o namorado, o vereador Marcelo Stocco, de 32 anos,…

4 minutos ago
  • Brasil

Após enchentes, tremores de terra são registrados no Rio Grande do Sul

Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Assustados,…

1 hora ago
  • Brasil

Mãe desabafa ao confirmar morte de bebê gêmea levada por enchente

A mãe da bebê Agnes, de sete meses, que havia sido levada pela enchente em Canoas, no Rio Grande do…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Copacabana terá shows gratuitos em maio e junho

Música. Depois do histórico show da cantora Madonna na Praia de Copacabana, o local será palco para mais shows gratuitos.…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Rock in Rio anuncia doação às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Solidariedade. A direção do Rock in Rio anunciou neste domingo (12) que os direitos autorais da música "Deixa o Coração Falar"…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Falta 1! UPM lança seu enredo para estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro

Rio. A Unidos de Padre Miguel foi campeã do Grupo de Acesso, a Série Ouro, do Carnaval do Rio de…

13 horas ago