Categories: Carnaval/RJ

Exigências dos bombeiros são cumpridas e Sapucaí espera nova vistoria

Na manhã deste sábado (28) foram cumpridas as exigências do Corpo de Bombeiros para a realização de eventos na Marquês de Sapucaí.

Os hidrantes, todos, tiveram conectores e mangueiras instalados e ainda um extintor cheio e novo colocado em cada ponto.

Uma nova vistoria deverá ser realizada a qualquer momento. Segundo o repórter Marcelo Barros, “é provável que a autorização seja concedida pelas autoridades competentes”.

+ entenda o caso:

O Corpo de Bombeiros não autorizou a realização de quaisquer eventos na Marquês de Sapucaí, após inspeção realizada no sistema de combate a incêndio da Avenida, na noite de sexta-feira (27).

A corporação informou que ajustes precisavam ser feitos para, posteriormente, uma nova vistoria ser feita nestes equipamentos. A Liesa não é parte desta ação, e sim a prefeitura do Rio e a Riotur (veja a transmissão ao vivo comandada pelo repórter Marcelo Barros):

Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, da tarde desta sexta-feira (26), envolveu o sambódromo carioca e agitou o mundo do samba. A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, após uma ação popular, liminar. A medida tem caráter definitivo.

A justificativa é a falta de uma documentação que deveria ter sido apresentada ao Corpo de Bombeiros. A magistrada mandou comunicar a decisão aos bombeiros e para a Polícia Militar.


Leia também:

+ Confira a ordem de desfile da Série Ouro no Carnaval 2023

+ Ensaios técnicos gratuitos no Rio: veja orientações sobre alimentos e bebidas


Estão programados para este final de semana ensaios técnicos; no sábado, pelo Acesso, a Série Ouro, com União de Jacarepaguá, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Padre Miguel e Unidos Porto da Pedra. No domingo, pelo Grupo Especial, Mocidade Independente e Mangueira.

A reportagem do SRzd esteve em contato com a Liga Independente das Escolas de Samba que informou em nota; “A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) comunica que, até às 20h desta sexta-feira, não foi intimada de qualquer decisão judicial acerca do Sambódromo do Rio. Uma vez que isso aconteça, a entidade se manifestará em juízo e, se necessário, se comunicará com o público a respeito”.

Erbisti determinou que o município do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e a Riotur informem e comprovem, no prazo de 24 horas, a partir de sua intimação, o cumprimento das exigências do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para a realização dos ensaios técnicos das escolas de samba no sambódromo.

O pedido de liminar foi apresentado em ação popular ajuizada hoje por um advogado. O autor da ação pretende, liminarmente e, em caráter definitivo, a proibição da realização de ensaios técnicos para os desfiles de escola de samba na Marquês de Sapucaí a partir deste sábado, considerando a suposta ausência de autorização do Corpo de Bombeiros.

“Alega o autor que nesse ano a ausência de autorização se repete, o que, entretanto, ainda carece de contraditório. Note-se que o que consta dos autos não é suficiente para concluir que INEXISTE a autorização em questão. Intime-se os réus por OJA DE PLANTÃO para que informem e comprovem em 24h o cumprimento das exigências do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Sem prejuízo, citem-se e dê-se ciência ao Ministério Público”, escreveu a juíza em seu despacho.

A reportagem do SRzd esteve na Avenida para acompanhar os ensaios específicos programados para esta noite e o repórter Marcelo Barros registou o início da vistoria:

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano. Escola de Ramos, que foi vice-campeã do Grupo Especial carioca este…

45 minutos ago
  • Carnaval/SP

Dicas de enredo! Você ama ou odeia? Carnavalesco opina e divide opiniões

Passados dois meses dos desfiles do Carnaval de 2024, as escolas de samba de São Paulo já se preparam para…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Rei Davi: Beija-Flor celebra campeão do BBB 24

Rei Davi: Beija-Flor celebra campeão do BBB 24. A azul e branca comemorou a vitória de Davi no BBB 24.…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Mangueira tipo exportação! Veja os registros do show verde e rosa em Londres

A FARM Rio celebrou na quarta-feira (17) sua chegada em Londres com um super evento que eleva a experiência com…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Roberto, 83: Rei da MPB já foi enredo na Sapucaí em duas oportunidades

Roberto, 83: Rei já foi enredo na Sapucaí em duas oportunidades Roberto Carlos completa neste 19 de abril 83 anos.…

3 horas ago
  • Entretenimento

Viral! Elenco de Renascer, novela da Globo, reproduz meme de Bia no BBB 24

Viral! Elenco de Renascer, novela da Globo, reproduz meme de Bia no BBB 24. Interpretação pra lá de intensa da…

3 horas ago