Estácio de Sá será palco de encontro internacional entre crianças e adolescentes

Rede Latinoamericana e Caribenha de Defesa de Crianças e Adolescentes promoverá atividades na quadra integrando crianças e jovens da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Foto: Divulgação

A quadra da Estácio de Sá receberá, no próximo sábado (14), crianças e jovens que participam, a partir do dia 14 de novembro, do Encontro do Fórum Nacional de Defesa das Crianças e Adolescentes – Fórum Nacional DCA, pela Articulação Nacional dos Centros de Defesa das Crianças e Adolescentes – AMCED e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH. O encontro busca fortalecer as ações de incidência a nível sub-regional de crianças e adolescentes também das coalizões nacionais do cone sul.

Pela primeira vez, uma escola de samba participa da iniciativa, que é apoiada pela Save the Children e diversas outras instituições internacionais. A iniciativa para aproximar os jovens participantes do encontro da cultura do samba foi da Rainha do Carnaval 2018, Jéssica Maia, em conjunto com Márcia Carvalho, Coordenadora do Fórum Nacional DCA e da Comissão organizadora local.

“Para o samba e para a Estácio, este encontro é importantíssimo. Além da nossa escola ser a primeira do mundo, tem um projeto social muito consistente, que atende crianças da comunidade e com realidades muito diferentes da desses jovens. Será um grande intercâmbio de experiências no qual, nossos jovens vão falar e demonstrar a importância da nossa cultura para o mundo e aprender um pouco de outras culturas também”, comentou Jéssica.

De acordo com Márcia Carvalho, Coordenadora do Fórum Nacional DCA e da Comissão organizadora local, o encontro “vai possibilitar um espaço de intercâmbio de experiências participativas na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, além de compartilhamento da situação atual da infância e adolescência em cada um dos países da sub-região sul”.

O evento, que faz parte do projeto #TejiendoRedesInfancia, financiado pela União Europeia e realizado pela REDLAMYC, pretende construir uma linha temporal que permita visibilizar os espaços de incidência onde participam crianças e adolescentes.

Ao longo do dia (10 às 16h), diversas atividades como capoeira, oficina de adereçagem, percussão e samba, farão parte do “experience” dos jovens que participam do encontro. A quadra da Estácio de Sá fica na Rua Salvador de Sá, 206 – Cidade Nova.

Comentários

 




    gl