Empoderadas! Negras do samba conscientizam em redes sociais

Personalidades do samba carioca fizeram textão em rede social pela Consciência Negra. Foto: Reprodução

O samba, de origem negra, não podia passar em branco no feriado desta terça-feira (20). A data que homenageia Zumbi dos Palmares serve de conscientização e combate ao preconceito racial. Personalidades do samba assumiram o compromisso e publicaram seus textões – com direito a fotos marcantes – em redes sociais.

Rainha de bateria da Mangueira e famosa por seus posicionamentos sociais e políticos, Evelyn Bastos defendeu o direito das minorias, sejam elas negras, de mulheres e de LGBT+:

Porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso postou um apanhado de fotos com turbante e disse que é, acima de tudo, um ser humano:

Musa da Imperatriz Leopoldinense, Ketula Mello publicou uma foto sua caracterizada para apresentação na quadra da escola ao som de “Axé, Nkenda – Um ritual de liberdade”. O tema foi do desfile da verde e branco de 2015, que falou sobre negros e África.

Rainha de bateria da Cubango, Maryanne Hipólito mostrou seu lado fora do samba e citou frases que muitos não percebem que são racistas:

Luana Bandeira, musa da Viradouro, publicou foto sua dançando com direito a poema:

Mesmo em Milão, Itália, a rainha de bateria do Império Serrano, Quitéria Chagas, também não ficou de fora e deixou seu recado. Ela lembrou que os negros, antes de escravizados, eram reis e rainhas da África:

Também de longe, em Dubai, Emirados Árabes, a rainha de bateria da Porto da Pedra, Kamilla Reis exaltou Dandara e Zumbi em textão:

Leia mais

– Especial Consciência Negra: relembre o vice-campeonato do Paraíso do Tuiuti em 2018

Comentários

 




    gl