Domingo de eleições presidenciais em Portela e Cubango

Portela e Cubango decidem futuro nos próximos anos neste domingo (19). Foto: Juliana Dias/SRzd

O domingo (19) será decisivo para o futuro das escolas de samba Portela, do Grupo Especial, e Acadêmicos do Cubango, da Série A. Ambas estão em eleições presidenciais e até o final do dia saberão quem comandará cada agremiação pelos próximos anos.

O pleito é ainda mais importante para as duas escolas pelo bom momento que vivem no Carnaval carioca. A Portela é líder do ranking da Liesa, foi campeã em 2017 – o último título havia sido em 1984 -, e desde 2014 é presença certa no desfile das campeãs. A Cubango alcançou dois grandes resultados com desfiles muito elogiados em 2017 e 2018. No talento dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, que hoje estão na Grande Rio, a agremiação ficou em 5º lugar e 2º lugar, respectivamente.

Portela

Desfile das campeãs – Portela 2019. Foto: Leandro Milton/SRzd

Na Portela, duas chapas disputam a chamada ‘Assembleia Geral Ordinária’, que elegerá os membros efetivos e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o triênio 2019/2022. A chapa mais votada terá a missão de indicar o novo presidente e vice-presidente da escola.

De um lado, a chapa 1 (Portela Verdade), da situação, é liderada pelo atual presidente Luis Carlos Magalhães. O indicado para o cargo de vice é Fábio Pavão. A oposição é representada pela chapa 2 (Portela Reformula Já), encabeçada por Randolpho Lopes Sobrinho (candidato a presidente) e Bernadete Lopes (vice).

A eleição acontece das 9h às 20h, na sede social da Portela, localizada na Rua Clara Nunes, 81, Madureira. Participam os sócios proprietários, beneméritos e contribuintes (em dia com suas mensalidades). Somete os integrantes aptos a votar têm acesso à quadra da agremiação.

Cubango

Desfile Acadêmicos do Cubango 2019. Foto: Juliana Dias/SRzd

Na Acadêmicos do Cubango, o pleito tem características pra lá de curiosas: duas chapas afirmam ser da situação e a votação é aberta – qualquer pessoa física pode votar mediante a apresentação de um documento com foto. Não precisa ser torcedor da escola, nem de Niterói. Três chapas disputam para comandar a agremiação pelo próximo biênio 2019-2021.

Uma das chapas de situação é do atual presidente, Rogério Belisário, que tenta a reeleição com o grupo 1, intitulado “Pra seguir em frente”. A chapa também conta com Pablo Coutinho como vice e João Gustavo como presidente do Conselho Deliberativo.

Também afirmando ser situação, a chapa 2, “Regasta Cubango”, é formada por pessoas que até o fim do ano passado integravam a atual gestão. O candidato a presidente, Daniel Moysés, é o vice-presidente de finanças da escola. Ele conta com Pool Quintanilha como vice e Théo Ferreira para presidente do Conselho Deliberativo.

Na oposição está a chapa 3, “Família Verde & Branca”, encabeçada pelo compositor Gustavo Soares, vencedor de vários sambas na Cubango. Willian Neves é o vice e Bobby Brown, presidente do Conselho Deliberativo.

As eleições acontecem das 8h às 17h, na quadra da escola, localizada na Rua Noronha Torrezão, 560 – Cubango, em Niterói.

Comentários

 




    gl