Série B 2019: União de Maricá surpreende em plástica, mas decepciona em samba

Desfile União de Maricá 2019. Foto: SRzd

Campeã da Série C no Carnaval 2018, a União de Maricá pisou na Série B sendo a penúltima escola a desfilar já na madrugada de quarta-feira (6). Para uma escola nova, de pouca tradição e recém-chegada ao grupo, a agremiação surpreendeu na parte plástica, mas decepcionou em samba-enredo, ao trazer uma obra de baixa qualidade para ilustrar o enredo “Nelson Gonçalves, o autorretrato do rei do rádio”, do carnavalesco Renato Figueiredo.

O comentarista do SRzd no quesito, Wallace Safra, teceu elogios ao conjunto alegórico e de figurinos da União:

“A escola apresentou uma boa plástica, com intensa diversificação de materiais e bons acabamentos. Utilização de artes plumárias, golas e cabeças bem realizadas foram a marca da agremiação que surpreendeu com um trabalho limpo e de fácil leitura. Tecidos laminados, penas paradas e rendas também apareceram com muita consistência. As alegorias obedeceram um padrão de qualidade, com acabamentos regulares e plástica correta, sem excessos o carnavalesco mostrou sensibilidade e sagacidade no desenvolvimento sutil, além fortes iluminações nas alegorias que facilitaram a demonstração das composições . Destaque para o trabalho homogêneo e de bom gosto apresentado.”

Já o samba-enredo não convenceu. Apesar da boa participação da comunidade, que batia palmas em determinado momento e conseguiu empolgar o público, a obra não teve bom rendimento na Avenida, além da baixa qualidade em letra e melodia. A bateria de mestre Armando Guilherme também não esteve no seu melhor dia e apresentou problemas de volume e afinação.

Outro quesito que pode afetar o desempenho da União de Maricá na apuração é casal de mestre-sala e porta-bandeira. Apesar do esforço, a roupa não possibilitou uma boa evolução da dupla. Porém, a comentarista do SRzd Eliane Santos Souza observou pontos positivos na apresentação.

“O repouso da coreografia aconteceu no momento em que a comissão de frente se apresentava, em perfeita harmonização dos movimentos obrigatórios e característicos do bailado. Assim como, o casal realizou com sincronia movimentos de apoio quando, ela deslizando no “aviãozinho”, e ele, na “pegada de mão”, rodavam com tranquilidade”.

Confira fotos do desfile:

Comentários

 




    gl