Categories: Carnaval/RJ

Conselho Nacional do Turismo estima que Carnaval movimente mais de R$ 8 bi

O Carnaval deste ano, segundo a CNTur, a Confederação Nacional do Turismo, estima que a data movimente mais de R$ 8 bilhões na economia do país.

Esse valor é quase 27% maior do que o do mesmo período de 2022. O economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, Fábio Bentes, afirmou que o Brasil tem crescido aos poucos, sustentado pelo setor de serviços, após a crise provocada pela pandemia.

“A expectativa mais positiva deriva do fato de que, primeiro a crise sanitária, embora não tenha acabado, não vai impor nenhuma barreira sanitária esse ano, ao contrário dos dois últimos carnavais. O Carnaval foi cancelado em 2021 e em 2022 foi parcialmente cancelado e adiado. É uma situação anormal. Embora a pandemia não tenha acabado, a situação de consumidores no modo geral se normalizou, de turistas ainda não. É a primeira razão pela qual fica difícil alcançar o patamar de geração de receitas que se tinha no Carnaval de 2020”, avaliou Bentes.

Além do endividamento das famílias e dos juros altos, alguns serviços essenciais para o turismo aumentaram bem mais do que a inflação no ano passado. As passagens aéreas tiveram a maior alta, de 23,53%, as hospedagens subiram 18,21% e os pacotes turísticos subiram 17,16%. Transporte e alimentação são os principais serviços que impulsionam a expectativa para o Carnaval deste ano. Os dois segmentos respondem por quase 75% de todo o volume financeiro que a data deve gerar para as empresas que atendem o turismo no país.

“Quem for passar o feriadão do Carnaval na sua cidade seguramente vai incorrer em algum caso de alimentação fora de casa. Isso ajuda a movimentar esse setor, que atende não só o estrangeiro, turista ou consumidor de outro município ou Estado, mas também os residentes. Essa é uma aposta que se pode fazer no Carnaval deste ano, talvez um Carnaval mais doméstico, mais caseiro, com as pessoas nas ruas mas sem grande deslocamento de município”, projetou o economista da CNC.

O setor de turismo deve gerar cerca de 24,6 mil vagas temporárias em todo o país, concentradas em restaurantes, empresas de transporte e limpeza. “É um contingente um pouquinho menor do que as 26 mil vagas que foram criadas no Carnaval de 2020. Mas, só para a gente ter como referência, no ano passado foram 15 mil vagas. É quase o dobro de vagas que vão ser criadas, porque a circulação voltou ao normal. Se ela volta ao normal, o turismo reage e se o turismo reage ele precisa contratar para atender os demandantes por esse serviço”, explicou Bentes.

São Paulo aparece em primeiro lugar entre os estados que mais devem gerar receita durante o feriado. Em seguida vem o Rio de Janeiro e alguns estados do Nordeste do país.


Leia também:

+ Confira a ordem de desfile da Série Ouro no Carnaval 2023

+ Ensaios técnicos gratuitos no Rio: veja orientações sobre alimentos e bebidas


 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Veja os nomes confirmados pela X-9 Paulistana para o Carnaval 2025

Se preparando para desfilar no Grupo de Acesso 1, a X-9 Paulistana confirmou uma série de nomes para o Carnaval…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

De calcinha e sutiã, Jojo Todynho revela peso atual após bariátrica

A cantora Jojo Todynho agitou as redes sociais nesta quinta-feira (28) ao postar uma foto usando apenas roupas íntimas. Aos…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Márcia Sensitiva faz previsão e revela quem deve vencer o BBB 24

A vidente Marcia Fernandes, conhecida como Márcia Sensitiva, revelou qual participante deve vencer o BBB 24. De acordo com a…

2 horas ago
  • Brasil
  • Economia
  • Política

Desemprego atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro, aponta IBGE

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado…

3 horas ago
  • Geral

Gripe pode matar? Médico explica e esclarece dúvidas sobre vacina

O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Após invadir BBB 24, Gil do Vigor revela participante que mexe com ele

Gil do Vigor voltou ao BBB. Ele participou, nesta quarta-feira (27), do quadro "Vamo Invadir Sua Casa", apresentado por Marcos…

4 horas ago