Carnavalescos e ex-julgadores: conheça o time de comentaristas do SRzd para o Carnaval 2022

Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Henrique Matos/Liesa

Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Henrique Matos/Liesa

O SRzd selecionou um time de peso para comentar os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial para o Carnaval carioca 2022. O time é composto por carnavalescos, ex-julgadores da Liesa, pesquisadores e especialistas de todos os quesitos.

Confira abaixo a relação dos comentaristas que vão analisar as apresentações de quarta-feira (20) até sábado (23):

Bruno Moraes (Bateria)

Ritmista, criador do Troféu Bateria, ex-diretor de bateria, professor de percussão, amante de Carnaval e na luta por maior reconhecimento e valorização das baterias das escolas de samba.

Bruno Moraes. Foto: Acervo pessoal
Bruno Moraes. Foto: Acervo pessoal

Cláudio Francioni (Bateria)

Ritmista, ex-diretor de bateria, ex-julgador do quesito, professor de oficinas de percussão e professor da rede municipal de ensino.

Claudio Francioni. Foto: Nicolas Renato Photography
Claudio Francioni. Foto: Nicolas Renato Photography

Cadu Zugliani (Samba-enredo)

Compositor tricampeão na Mangueira (2004, 2015, 2016). Jornalista de formação, diretor de harmonia e ritmista por diversão.

Cadu Zugliani. Foto: Acervo Pessoal
Cadu Zugliani. Foto: Acervo Pessoal

Célia Souto (Harmonia e Evolução)

Professora de Piano e Musicalização. Ela possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. No Carnaval carioca desenvolveu um trabalho julgando o quesito harmonia durante 25 anos.

Célia Souto. Foto: Arquivo pessoal
Célia Souto. Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Masô (Enredo)

Historiador (UFF), ex-julgador de enredo (Liesa 2018, 2019 e 2020), Professor Universitário, Mestrando UERJ e advogado.

Marcelo Masô. Foto: Arquivo pessoal
Marcelo Masô. Foto: Arquivo pessoal

Jaime Cezário (Alegorias e Adereços e Fantasias)

Arquiteto urbanista, carnavalesco, professor e pesquisador de Carnaval. Participou como Coordenador e Julgador no quesito Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasia em desfiles de Escolas de Samba em Porto Alegre/RS, Vitória/ES, entre outras cidades do Brasil. Foi convidado para palestrar no Curso de Formação de Jurados de Enredo, Fantasias e Alegorias e Adereços em 2010 para LIESGA e 2013 e 2014 para LIERJ. Também costuma ministrar palestras sobre carnaval no Brasil e no exterior a convite de diversas instituições.

Atuou como carnavalesco da Engenho da Rainha, Estação Primeira de Mangueira, São Clemente, Caprichosos de Pilares, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Cubango, Leão de Nova Iguaçu e Porto da Pedra. Fora do Rio de Janeiro foi carnavalesco da SRC Rouxinóis da cidade de Uruguaiana/RS e União da Ilha da Magia da cidade de Florianópolis/SC.

Jaime Cezário. Foto: Reprodução/Instagram
Jaime Cezário. Foto: Reprodução/Instagram

Eliane Santos Souza (Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira)

Eliane Santos de Souza, doutora em Arte pelo PPGArtes/UERJ, mestre em Ciências da Arte/UFF, com pesquisas sobre o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, professora e porta-bandeira aposentada. Julgadora do quesito e apresentadora de casais.

Eliane Santos Souza. Foto: Acervo Pessoal
Eliane Santos Souza. Foto: Acervo Pessoal

Márcio Moura (Comissão de Frente)

Atualmente como coreógrafo da Vila Isabel, ele é dançarino e possui uma Companhia de Dança e Teatro. Com mais de 20 anos de experiência de Carnaval, Marcio já atuou por Unidos do Viradouro, Acadêmicos da Rocinha, Porto da Pedra, União da Ilha, Estácio de Sá, Portela e Paraíso do Tuiuti.

Marcio Moura. Foto: Juliana Dias/SRzd
Marcio Moura. Foto: Juliana Dias/SRzd

Rachel Valença (Desfile)

Rachel Valença tem formação em Letras, com graduação na Universidade de Brasília, em 1968, e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense em 1983, com dissertação intitulada Palavras de purpurina, sobre a retórica do samba-enredo. Formou-se também em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso em 1990.

Publicou vários livros sobre Carnaval e participa ativamente do Carnaval carioca, tendo sido por oito anos membro do Conselho do Carnaval da Cidade do Rio de Janeiro. Foi membro da equipe de elaboração do dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido-alto, samba de terreiro, samba de enredo, para registro, junto ao IPHAN, do samba do Rio de Janeiro como patrimônio cultural imaterial, em 2007. É colunista do SRzd desde 2011. A partir de 2014 passou a fazer parte do júri do prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo.

Rachel Valença. Foto: SRzd
Rachel Valença. Foto: SRzd

Luiz Fernando Reis (Desfile)

Professor de matemática, ainda em atividade. Ex-carnavalesco, ex-diretor de Carnaval e ex-compositor. Mais de 20 enredos apresentados em Avenida em escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Teresópolis. Julgador por 6 anos dos Carnavais de Uruguaiana. Comentarista de Carnaval há mais de 17 anos, atualmente comentando na Rádio Tupi e no SRzd. Atualmente faz parte da comissão de Carnaval da Caprichosos de Pilares. Idealizador, fundador e coordenador da premiação SambaNet.

Luiz Fernando Reis. Foto: Reprodução
Luiz Fernando Reis. Foto: Reprodução

Leia também:

+ Ordem dos desfiles do Grupo Especial 2022

+ Ordem dos desfiles da Série Ouro 2022

Comentários

 




    gl