Comunidade valente luta como onça para impulsionar ensaio da Grande Rio

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

Comunidade valente luta como onça para impulsionar ensaio da Grande Rio:

Rio 2024: Aconteceu, neste sábado (3), a penúltima noite da temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí para as escolas do Grupo Especial carioca.

Três agremiações no palco maior do Carnaval; Acadêmicos do Grande Rio, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel. Antes, aconteceu a tradicional lavagem da Avenida, com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD) e representantes de todas as escolas de samba.

Veja o que disseram os comentaristas do SRzd sobre o treino da tricolor, que embora forte e conduzida por uma bateria e time de canto que se destacam no pelotão de elite do grupo, ainda precisa aprimorar sua evolução e o canto para o grande dia. Tem que ser onça, Caxias!

+ como foi o ensaio?

Jaime Cezário: “A aldeia da Grande Rio chegou pisando forte na Sapucaí nesse ensaio técnico! A comunidade de Caxias veio feroz, incorporada, ou melhor, transmutada em jaguar-onça, trazendo em cada gesto e canto a força da ancestralidade dos povos originários. O componente não se intimidou com tantas referências ao dialeto tupi-guarani no seu samba e cantou forte e sem medo! A Grande Rio fez um grande festa tribal na Sapucaí! Quem duvidava que a comunidade, no seu canto, seguraria tantos nomes complicados, eu respondo: segurou! O registro que habita o pensamento era que poderia ser uma apresentação explosiva e emocional. Mas não foi, nem arrepiou! Eles foram valentes, verdadeiros homens-fera e não teve trovão e nem escuridão que tirasse o brilho do seu ensaio técnico”.

Cláudio Francioni: “A bateria da Grande Rio mostrou mais uma vez a segurança apresentada nos últimos anos. Novamente com um andamento confortável e uma excelente frente da bateria (tamborins e chocalhos limpos e precisos), Mestre Fafá destacou-se também pela excepcional afinação de suas marcações. Dentre as bossas, chama a atenção uma, executada no fim do samba, quando a bateria aproveita uma pausa para gritar o caco “TROVEJOU” junto com o carro de som. O samba da escola, com quebras harmônicas incomuns e com palavras difíceis exigidas pelo enredo, foi muito bem cantado pelo ótimo Evandro Malandro”.

Eliane Souza: “Daniel Werneck e Taciana Couto, singeleza e muita elegância na APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA, na qual, um novo gestual atualizou a ação. Amei o MEIO-SAPATEADO bordado com passos miúdos e rápidos, com um toque sútil no calcanhar, antes de executar o VOLEIO com falsa queda bem elaborada! Ele, muito habilidoso no manuseio do bastão, com o qual tocou suavemente o pavilhão, revelando que conhece os movimentos característicos de sua performance. Ela, graciosa, revelou firmeza em seus giros! Passaram por mim alegres e dançantes, determinados! Lindo de apreciar”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO 

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ agenda completa de ensaios do Grupo Especial:

(fevereiro):

3 – Lavagem (18h), Acadêmicos do Grande Rio (19h), Beija-Flor de Nilópolis (20h30) e Unidos de Vila Isabel (22h)
4 – Estação Primeira de Mangueira (19h), Unidos do Viradouro (20h30) e Imperatriz Leopoldinense (22h)

+ Carnaval 2024:

Nosso destino é ser onça, assinado por Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Este é o enredo da escola que ficou com o 6º lugar do Grupo Especial no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria dos compositores Derê, Marcelinho Júnior, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro, Tony Vietnã, Eduardo Queiroz e Licinho Jr.

+ ordem oficial de desfiles do Grupo Especial 2024:

Domingo, 11 de fevereiro:

1º – Unidos do Porto da Pedra (Campeão do Acesso 2023)
2º – Beija-Flor de Nilópolis
3º – Acadêmicos do Salgueiro
4º – Acadêmicos do Grande Rio
5º – Unidos da Tijuca
6º – Imperatriz Leopoldinense (Campeã do Grupo Especial 2023)

Segunda-feira, 12 de fevereiro:

1º – Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada do Grupo Especial 2023)
2º – Portela
3º – Unidos de Vila Isabel
4º – Estação Primeira de Mangueira
5º – Paraíso do Tuiuti
6º – Unidos do Viradouro

Comentários

 




    gl