Compositor da Portela, Jorge do Batuke vira ídolo no Carnaval de Alagoas: ‘Fizeram bandeira com meu rosto’

Autor de sambas da azul e branco de Madureira faz sucesso em bloco na cidade de Traipu, Alagoas. Foto: Reprodução

Por Luiz Felippe Reis e Jonathan Maciel

Não existe orgulho maior para um compositor de samba quando a obra vence uma disputa e vira trilha sonora de um desfile oficial. Mas e quando o artista, além da honra de imortalizar a música na história, ganha status de ídolo de uma torcida e comunidade? A glória em dose dupla acontece nesta temporada com Jorge do Batuke, da ala de compositores da Portela, lá no Carnaval de Traipu, cidade de Alagoas. É que o sambista, pelo segundo ano seguido, é o criador do samba do bloco Fala Comigo, um dos principais do município alagoano.

Acostumado com o carinho dos portelenses nas disputas, Batuke nem imaginava que poderia virar um mito a mais 2200 km de distância do Rio de Janeiro. O artista ganhou até uma bandeira personalizada.

Jorge do Batuke é compositor da Portela. Foto: Reprodução

“Tá um frisson lá. Receber esse carinho num outro estado é indescritível. Nunca imaginei um negócio desses. Ano passado, não faltava nem dez dias pro Carnaval e eu fiz o samba na correria, e arrebentou. O lugar não era de samba, e ele estourou, foi demais. Este ano foi com mais calma, fiz uma levada, e a recepção foi espetacular. Não imaginava. Fizeram até camisa e bandeira com meu nome”, contou Jorge Batuke, que é um dos autores do samba oficial da Portela no Carnaval 2019.

Camisa do bloco homenageia Jorge do Batuke. Foto: Divulgação

Confira o samba:

Ao Carnaval traipuense ele foi levado pelo empresário Rodrigo Guerra, ex-jogador do America e amigo de longa data do compositor. Como um embaixador da folia da cidade, o atleta tratou de convocar o parceiro para somar nos desfiles da cidade. Melhor para o bloco Fala Comigo que levou o talento do artista carioca.

Em Traipu o que rola é um tradicional Carnaval de Rua. Não há concurso, apenas a velha alegria do folião nas ruas da cidade.

“Eu tô adorando isso. Não tem palavras fazer o povo cantar por pura vontade de curtir Carnaval. É gratificante mesmo. Enquanto eu tiver saúde, estarei lá. A maior emoção que eu tive foi a orquestra tocando a minha música. Eu tinha esse sonho de ouvir um samba meu nas orquestras, que normalmente só tocam os sambas clássicos no Rio. E lá eu realizei isso. Emoção sem igual. O carinho que o povo de Traipu tem comigo, eu vou guardar para o resto da minha vida. Mesmo que faça música pra eles no resto da minha vida, não vou conseguir retribuir”, concluiu Batuke, que tem um currículo respeitável nas disputas de samba da Portela. Nos últimos quatro concursos de samba de terreiro, ganhou dois e ficou outras duas vezes entre os três melhores.

O desfile do bloco ‘Fala Comigo’ acontece na Terça-feira de Carnaval no baixo São Francisco, na cidade de Traipu, em Alagoas.

Comentários

 




    gl