Bruno Moraes. Foto: Acervo pessoal

Bruno Moraes

Comentarista de bateria do SRzd e diretor do Troféu Bateria. Facebook: Bruno Moraes

Comentaristas do SRzd avaliam desempenho das baterias de Salgueiro e Portela no ensaio técnico

Arte: SRzd

*Por Bruno Moraes e Claudio Francioni:

+ Acadêmicos do Salgueiro:

A Bateria Furiosa do Salgueiro fez uma apresentação de gala em seu ensaio técnico, a famosa pressão de sua bateria pode ser notada logo quando o ritmo subiu.

O “peso” de suas marcações, com afinações mais graves, terceiras mais centradas e caixas e taróis dando um molho especial na parte de trás da bateria. Os taróis, inclusive, estão cada vez mais consolidados nessa bateria, com alguns novos ritmistas excelentes dando ainda mais brilho ao naipe.

Na parte da frente da bateria, podemos dizer que o entrosamento entre a boa e animada ala de chocalho com as cuícas e tamborins acrescentam bastante na musicalidade da bateria. A tarefa dos ritmistas não é tão simples para esse ano, já que o samba não ajuda muito, porém, mesmo assim, o ritmo passou de forma coesa e com um bom andamento.

Um outro destaque dessa bateria comandada pelos irmãos, Mestre Gustavo e Mestre Guilherme, são as bossas muito bem elaboradas e complexas. Impressiona o que aquelas 270 pessoas conseguem fazer com a quantidade de informação sem gerar “sobras”. O trabalho da jovem diretoria de bateria é muito bem executado!

+ Portela:

A Tabajara do Samba fez um ótimo desfile no ensaio técnico. Ritmo e execução de bossas de forma muito ajustada ao bom samba da escola. O rufado da caixa e os estilos das bossas já entregam logo que a bateria do Mestre Nilo está chegando.

As marcações começaram o ensaio mais “altas” do que o habitual, mas foram logo ajustadas por seus afinadores. O andamento começou pra frente, mas ao logo do desfile foi entrando no lugar. Apenas deve-se ter cautela para que o andamento não caia muito a ponto de que não interfira na evolução da escola ou talvez não comece com o andamento tão acelerado.

As caixas de guerra soaram alto no ensaio, muito swingadas e com um bom volume. O outro destaque foi o tamborim, que dessa vez fez um desenho mais simples remetendo aos antigos carnavais da escola, realmente muito bom. As bossas, que já possuem o estilo da escola, foram muito bem executadas.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd

+ veja fotos, vídeos e como foi o ensaio do Salgueiro

+ veja fotos, vídeos e como foi o ensaio da Portela


Leia também:

+ Confira a ordem de desfile da Série Ouro no Carnaval 2023

+ Ensaios técnicos gratuitos no Rio: veja orientações sobre alimentos e bebidas


 

Comentários

 




    gl