Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Comentarista do SRzd avalia resultado do Especial; Julgamento X Carnaval

Unidos do Viradouro no Desfile das Campeãs 2023. Foto: Leandro Milton

Unidos do Viradouro no Desfile das Campeãs 2023. Foto: Leandro Milton

*Por Cadu Zugliani

Achei esse, tirando as questões do Império Serrano que não discutirei neste texto, um dos julgamentos mais coerentes dos últimos anos.

É visível que a Liesa mostra preocupação com a capacitação dos jurados. Só que este ponto ainda gera excessos onde não deve e falta onde precisa. Vou explicar melhor: Mestre-sala e Porta-bandeira é uma dança criada nos Guetos quando o samba ainda era perseguido e marginalizado. Esses movimentos não foram idealizados por bailarinos, não foram expostos no Theatro Municipal. Então qual o motivo para o julgamento deste quesito ser focado em bailarinos profissionais?

Eles tem estudo suficiente para reconhecer as particularidades desta dança? Sim! Mas passaram a exigir, com seu julgamento, coreografias e movimentos que nos tiram da nossa ancestralidade. A resposta está no Staff que hoje segue um casal de Escola de Samba, eles buscam coreógrafos, preparação física, mental. Estão errados? Claro que não! Se a nota não vier, são os únicos culpados e execrados.

Aliás, execração pública aconteceu nas notas do quesito Harmonia, como no caso do Intérprete Zé Paulo, por exemplo. Celebrado hoje por dez entre dez sambistas como um dos melhores profissionais na arte de cantar, prêmio SRzd agora em 2023, escolhido por um Júri composto por entendidos de samba, música e Carnaval.

Mas uma jurada, Mirian Orofino Gomes, além de outras coisas, baseada pelo som das caixas da Avenida, resolveu despontuar a Viradouro alegando que o “intérprete desafinou em alguns trechos do samba”.

Cara jurada, que trechos foram estes? Que momento do desfile foi esse? Acho importante, antes de uma afirmação que pode mexer com a carreira de um cantor, que este referido julgamento venha com mais especificação até no intuito de ajudar.

Um ponto importante, nós do Júri SRzd vimos o carro de som da Viradouro como o melhor dentre todos que passaram num desfile que, no geral, teve um nível de excelência muito alto.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd

Comentários

 




    gl