Categories: Carnaval/RJ

Compositor Cláudio Russo sobre Tuiuti 2019: ‘Acho que pode ter um bode sentado numa cadeira de governante’

Os compositores Cláudio Russo e Moacyr Luz já emplacaram uma grande quantidade de sambas-enredos em escolas, tanto do Grupo Especial quanto da Série A. É da dupla o samba-enredo da Paraíso do Tuiuti, do Carnaval 2018, do tema “Meu Deus, meu Deus. Está extinta a escravidão?”. Os compositores são também autores da obra da agremiação para o desfile do próximo ano. O samba ainda não foi divulgado, mas, em entrevista que vai ao ar na Rádio SRzd no próximo domingo (10), às 17h, Cláudio Russo deu uma pista: “A crítica é maior do que a do ano passado. É pesada, sem ser piegas e sem ser lugar comum. É uma crítica pesada. Ao Brasil”, contou durante o programa Zap Samba Bola, comandado por Robson Aldir.

“O samba está saindo, falta muito pouco. O que eu posso falar é que vai dar bode. Acho que em 20, 30 dias, a gente está com o samba pronto”, revelou. “Você sabe que o TSE pode nos processar, porque ainda não começou o horário eleitoral?”, brincou Russo.

E será que vai ter vampiro novamente no desfile da Tuiuti? “Acho que vampirão não vai ter não, mas acho que pode ter um bode sentado numa cadeira de governante, não sei”.

Durante a entrevista, Cláudio Russo falou também sobre a repercussão do samba-enredo da Tuiuti de 2018. “Até hoje eu não sei explicar o que aconteceu com esse samba. Foi de uma interação muito grande entre o que nós pensamos com que o povo queria ouvir. O samba não chegou de estalo. Não foi um samba que tomou tudo de uma vez. Principalmente, porque a escola não teve a disputa. Então, aos poucos foi crescendo. Quando faltavam 15 dias, a gente via nos ensaios que estava muito forte, mas não dá para explicar o que aconteceu. Era gente chorando, eram pessoas emocionadas, porque o samba relata a luta do brasileiro, do descendente de escravo. Nós todos temos ancestrais que vieram da África. E é muito sofrimento, muita história de dor, e o samba passou tudo isso para a Avenida”.

As polêmica sobre sambas encomendados e do sertanejo nos camarotes da Sapucaí não ficaram de fora do Zap Samba Bola. “As escolas, se não se reaproximarem das suas comunidades, a tendência é se tornar uma festa de gueto, de grupinho. Aí vai acontecer: sertanejo, rap, rave, tudo isso rolando no camarote, pessoal de costas para o desfile”, disse.

O Zap Samba Bola com a entrevista de Cláudio Russo na íntegra vai ao ar na Rádio SRzd no próximo domingo (10), às 17h. Fique ligado em SRzd.com/radio ou aplicativo Rádio SRzd (Android)

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Alívio! Cavalo é resgatado após ficar quatro dias ilhado em telhado; vídeo

Alívio. O cavalo que estava ilhado em cima do telhado de uma casa na cidade de Canoas, no Rio Grande…

21 minutos ago
  • Brasil

VÍDEO: Após ser resgatado, Renato Gaúcho relata drama em hotel no Sul

Após ser resgatado do hotel em que mora em Porto Alegre, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, lamentou a tragédia…

42 minutos ago
  • Brasil

Sobe para 107 o número de mortes em temporais no Rio Grande do Sul

O número de pessoas mortas durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Política
  • Rio de Janeiro

Eduardo Paes sobre show do Bruno Mars: ‘Aqui não é casa da mãe Joana’

Marcados para os dias 4 e 5 de outubro de 2024, os shows de Bruno Mars no Estádio Nilton Santos,…

1 hora ago
  • Carnaval

Médico explica condição que fez Arlindo Cruz ser hospitalizado

Internado no dia 21 de abril para o tratamento de uma bradicardia, Arlindo Cruz recebeu alta. Ele deixou a Casa de…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Belo volta a se pronunciar e faz desabafo sobre suposta amante

Desabafo. Belo usou suas redes sociais na noite desta quarta-feira (8) para se pronunciar após rumores de que teria tido…

3 horas ago