Categories: Carnaval/RJ

Carta aberta: Império Serrano responde a colunista do SRzd

Após a coluna de Rachel Valença no SRzd publicada nesta quinta-feira (15), com o título “Derrota começou a ser construída lá atrás”, o Império Serrano emitiu nota sobre o texto. Leia abaixo:

Lamentável sob todos os aspectos a forma como a Sra. Raquel Valença destaca o rebaixamento do Império Serrano no carnaval de 2018, com uma ácida avaliação crítica a atual diretoria, como se o descenso fosse um desejo ou aspiração.

De maneira didática a colunista retrocede no tempo para forjar a tese onde “lá atrás” por uma série de falaciosas ilações teriam formado os motivos para o recente revés. Ao mesmo tempo, encerra sua narrativa com rasgado elogio ao desfile, do qual participou, afirmando que “há muitos anos não se via tanto bom gosto” e que “os imperianos cheios de orgulho se preparam para o desfile maravilhoso”. E prossegue, “assim foi: um desfile sem nenhum incidente, com beleza e animação”.

Não vamos usar esse espaço para trocar farpas ou lavar fantasia em público, mas apenas tecer alguns comentários sobre insensatas afirmativas.

A escolha de um carnavalesco, em qualquer agremiação, se dá como ponto de partida para o projeto de carnaval que se deseja levar para a avenida. Usar esse episódio considerando uma conversa gravada por celular sem considerar seu contexto, seu completo conteúdo ou os interlocutores envolvidos, para afirmar que a Presidente não manda, mostra um pensamento pueril ou maldoso.

Também não se reveste de verdade a declaração de que a escola não se fez representar na noite do sorteio que indicou a ordem do desfile ou que não tenha lutado para reverter a posição de abertura dos desfiles. Houve sim questionamentos e o cumprimento do regulamento. Vale lembrar que o Império Serrano não fazia parte da LIESA quando o regulamento do carnaval de 2017 deixou de ser cumprido, não tendo responsabilidades pelo desdobramento dessa decisão.

Por outro lado, afirmar que houve compra de samba enredo para beneficio de pessoas ou grupos é desmerecer e faltar com respeito à ala de compositores da Escola ou a pessoas como Henrique Hoffmann, Lucas Donato, Arlindo Neto e Andinho Samara ganhadores de várias disputas de samba de enredo, que com certeza não compactuariam com tal fraude ou trapaça. Caso existam provas de burla na escolha do samba, elas devem ser levadas e apresentadas ao Conselho Deliberativo para as providências cabíveis. A propósito, o samba selecionado foi aclamado na noite final de disputa.

A atual Diretoria tem se mostrado cuidadosa e transparente com os recursos geridos, uma vez que possui suas contas aprovadas pelo Conselho Deliberativo após análise acurada do Conselho Fiscal, considerando todo o período sob sua responsabilidade. Não culpa as administrações anteriores pelas dificuldades financeiras, apenas lamenta que o passivo deixado com dividas cíveis e trabalhistas transitadas em julgado, por revelia, ainda consomem significativas parcelas de recursos para sua quitação, implicando em importante redução de verbas que poderiam ser destinados ao projeto de carnaval. Diferentemente do que foi dito, o Império Serrano, hoje, tem sua documentação em dia o que permitiu receber recursos oriundos de patrocínio, via Lei Rouanet, como as demais escolas.

O ano foi atípico para todas as agremiações. Cortes de verbas, incertezas sobre datas de liberações financeiras, fechamento da Cidade do Samba por cerca de 45 dias a partir de outubro de 2017, foram fatores que contribuíram para dificultar a execução do planejamento do carnaval. Uma sofreram mais que outras, de acordo com suas condições e estruturas montadas. Para quem veio do acesso esse cenário foi excessivamente cruel. A ajuda mútua entre as coirmãs, diferentemente do que foi dito, não deve ser vista como uma colheita de migalhas, mas sim como amizade, respeito e consideração, que só fez unir o mundo do samba em prol de um belo espetáculo.

Quando da vitória do carnaval passado, tais críticas não foram formuladas, até porque as conquistas encobrem erros ou imperfeições. Se aconteceu o descenso é claro que erros ocorreram. Erros esses que serão discutidos internamente e passarão por profundas reflexões. Cortes na carne como foi dito serão feitos. Faremos no momento oportuno. Na próxima semana iniciaremos os trabalhos para o próximo carnaval.

Respeitamos profundamente a Sra. Raquel Valença, por toda sua trajetória na Escola. Temos um grande apreço por ser componente da Velha Guarda Show do Império Serrano e integrante de nossa Velha Guarda, por onde desfilou com galhardia neste carnaval. Só lamentamos que como Grande Benemérita e Membro Nata do Conselho Deliberativo não participe de suas reuniões, onde poderia apresentar sua considerações e críticas, e também poderia estar melhor informada e familiarizada com os atuais problemas da Escola, podendo contribuir com possíveis soluções.

Entendemos sua dor. Ela é de todos nós. De todos os verdadeiros imperianos. Estamos todos frustrados pela não permanência no grupo especial. Era tudo que queríamos. Talvez, tenha passado por sua mente a mesma frustração com o descenso ocorrido em 2009 quando fazia parte da diretoria na qualidade de Vice-Presidente de Carnaval.

O Império Serrano está forte e pujante. Seguirá em frente. Pena que muitos imperianos continuem no palanque político e não tenham atendido ao chamamento de nossa Presidente, quando de sua posse, para que todos se juntassem à atual administração e participassem do cotidiano da Escola.

O Menino de 47 se tornou adulto.

Mas amanhã será outro dia.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

6 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

7 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

7 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

7 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

7 horas ago