Carnavália: ‘Esse encontro é que vai salvar o Carnaval’ diz Vovô do Ilê

A capital da alegria desembarcou na Cidade Maravilhosa e trouxe toda sua animação recheada de histórias na bagagem. Salvador não só marcou presença, como também tem atraído bastante atenção do público na quarta edição da Carnavália-Sambacon, realizada no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro. A capital baiana está com um estande que reúne dois blocos tradicionais da cidade, o Alerta Geral, pioneiro no segmento de trios elétricos, e o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia. A Feira de Negócios do Carnaval, que começou na última quinta-feira (13), encerra suas atividades neste sábado (15).

José Luis Lopes, presidente do Alerta Geral, na Carnavália-Sambacon. Foto: Max Gomes
José Luis Lopes, presidente do Alerta Geral, na Carnavália-Sambacon. Foto: Max Gomes
O estande conjunto dos blocos baianos aproximam o público do Carnaval de Salvador. Além de obter informações sobre o Alerta Geral e o Ilê Aiyê, o visitante poderá também se vestir com trajes dos blocos e experimentar pratos típicos da culinária da Bahia, como o famoso acarajé. O presidente do bloco Alerta Geral, José Luis Lopes, relembra que a interação entre Rio e Salvador é antiga e fala da importância de realizar encontros como a Carnavália-Sambacon. “Este é o terceiro ano, pela primeira vez em parceria com o Ilê, que coloco um estande na Feira para apresentar coisas da Bahia para o público do Sudeste. Este intercâmbio do samba é importante tanto para a Bahia, quanto para o Rio de Janeiro. O baiano e o carioca já fazem esta troca de ideias há bastante tempo. Muita gente do meu estado vem para o Rio, como também acontece o contrário. Muitos artistas cariocas já participaram do Alerta Geral lá em Salvador”, comentou.

Antônio dos Santos, Vovô do Ilê, na Carnavália-Sambacon. Foto: Max Gomes
Antônio dos Santos, Vovô do Ilê, na Carnavália-Sambacon. Foto: Max Gomes
Durante a apresentação do Ilê Aiyê no Centro de Convenções SulAmérica, Antônio dos Santos, o Vovô do Ilê, conversou com o SRzd e compartilhou a sua emoção por participar, pela primeira vez, da Carnavália-Sambacon. “É gratificante fazer parte desta Feira com o nosso parceiro Alerta Geral. O Ilê já veio várias vezes ao Rio de Janeiro, desde os anos 80, porém é a primeira vez que participo neste evento. É emocionante ver o carinho do público com o Ilê. Foi muito lindo ver a banda fazer um circuito aqui dentro com as pessoas acompanhando e cantando nossas músicas. Um detalhe: nossas músicas não tocam nas rádios baianas, mas no resto do Brasil toca. É muito bacana ver isso e, com certeza, estaremos aqui no próximo ano”, comentou.

Vovô do Ilê também salientou a necessidade de haver uma troca de experiências entre as cidades que fazem Carnaval. “Eu acho muito importante este intercâmbio cultural. Não só por causa dos negócios, mas também pela troca de informações. O Carnaval é uma manifestação cultural do Brasil, que faz parte da cultura do povo negro e é muito discriminado. A união dos estados que fazem Carnaval é que vai salvar essa grande festa. Isso aqui é um pontapé, um resgate cultural”, afirmou.

Comentários

 




    gl