Categories: Carnaval/RJ

Carnavalesco Edson Pereira se despede da Viradouro

O carnavalesco Edson Pereira divulgou uma carta de despedida da Viradouro. No Carnaval de 2018, Edson desenvolveu o enredo “Vira a cabeça, pira o coração. Loucos gênios da criação” e viu a escola vencer a Série A. Como as Curtinhas do colunista Cadu Zugliani já divulgou, o nome para substitui-lo é o de Paulo Barros, que fez o desfile deste ano na Vila Isabel, escola que ficou em 9º lugar do Grupo Especial. Veja abaixo a despedida de Edson Pereira:

Queridos amigos do G.R.E.S. Unidos do Viradouro,

Que satisfação é poder dirigir-me, com a sensação de dever cumprido, a cada um dos que fazem a magia da vermelha e branca de Niterói!

Recebi o voto de confiança e a oportunidade de trabalhar sob este pavilhão no momento em que todo seu quadro diretivo não media esforços para reconduzir a escola ao seu lugar por mérito e história. Na trajetória até o desfile de 2018, reencontrei amigos queridos, segmentos comprometidos, estrutura de trabalho e apoio necessário para concretizar um projeto que, como o enredo, foi produto da loucura criativa de toda a comunidade viradourense. Não há como descrever o sentimento de escutar das arquibancadas o coro “a campeã voltou”, assistindo um espetáculo de competência e preparo forjado por muito trabalho. De ponta a ponta, fomos engrenagens que, como as de nosso abre alas, trabalharam pelo resultado final. Em um cenário difícil como o de 2017, sabemos que fazer carnaval é desafiar o possível. Assim também fizeram as coirmãs, que, com desfiles de grande nível, nos honraram em uma disputa acirrada. Contei com a lealdade de todos e a todos correspondi na mesma intensidade e compromisso. Não esquecerei nenhum dos abraços de boa sorte antes do desfile e nenhum dos cumprimentos sorridentes depois da vitória. Fiz desse espaço “meu mundo especial”.

Trabalho concluído, devolvo a Viradouro a seu próprio brilho, conduzida magistralmente por uma presidência que, com sua simples presença, evoca a raiz e o melhor da escola. Profundamente emocionado agradeço o acolhimento, pedindo licença para partir mantendo portas abertas que permitam talvez delírios futuros e a permanência de um apreço recíproco que nunca se desfará.
Na condição de artista, caminhar é preciso mesmo quando as condições são tão favoráveis. “Eu sou um sonhador, um pierrô alucinado”. Operário desta cenografia carioca que se chama carnaval. Novas experiências e espaços são necessários para enriquecer a bagagem e alimentar a alma.

Por isso, Viradouro, até breve! Sigo tranquilo sabendo que há aí, como pude constatar, múltiplos artistas de uma escola de verdade. Estaremos sempre juntos!

Edson Pereira

Veja também:

– Paulo Barros veste a camisa da Viradouro e assume o Carnaval 2019 da escola

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

1 hora ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

17 horas ago