Carnaval: Conheça todos os enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2025

Desfile das escolas de samba do Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Carnaval: Conheça todos os enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2025

Carnaval. Nesta quarta-feira (15), foi a vez da Unidos de Vila Isabel anunciar seu enredo para o Carnaval de 2025 na Marquês de Sapucaí: Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.

O desfile, assinado por Paulo Barros, falará sobre as assombrações que atazanam o imaginário popular. Com isso, todos os doze enredos da divisão principal da folia carioca no próximo ano já são conhecidos do público.

“Estejam preparados e não se espantem, pois “QUANTO MAIS EU REZO, MAIS ASSOMBRAÇÃO APARECE!” fará com que seres fantásticos nos assustem e brinquem com o nosso cotidiano, revirem de ponta a cabeça as nossas certezas e nos mostrem que o ‘outro lado’ pode ser bem mais divertido do que imaginamos. Vem, Carnaval 2025!”, diz a legenda da publicação feita pela azul e branca.

+ conheça os outros onze enredos do Grupo Especial divulgados antes:

UNIDOS DE PADRE MIGUEL: No último domingo (12), a UPM, como é conhecida entre os sambistas, anunciou seu tema para 2025: Egbé Iya Nassô, com desenvolvimento de Alexandre Louzada e Lucas Milato.

“Em 2025, bradaremos a trajetória e a obra matriarca da Iyá de todos os ilês e Mãe de todas as casas. Kaô kabecilê! Vamos juntos cantar a história de uma comunidade de axé erguida com as mãos calejadas de fé”, postou a agremiação em suas redes sociais. Nesta segunda-feira, a escola da Zona Oeste divulgou vídeo sobre o tema. Veja também a logo oficial:

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: “Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais intenso, o de uma Estrela jovem, para questionar os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade”. Assim a Mocidade divulgou seu enredo para o Carnaval 2025 no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29): ‘Voltando para o futuro, não há limites pra sonhar’ (assista ao vídeo de divulgação):

+ 2025 marca retorno do casal Lage

Após ficar na décima colocação na classificação final do Grupo Especial este ano, a Mocidade Independente anunciou os novos, mas velhos conhecidos da escola, carnavalescos para o próximo Carnaval.

Marcados por desfiles históricos na agremiação, Renato Lage e Márcia Lage estão de volta ao comando artístico da Estrela Guia.

O último trabalho de Renato e Márcia foi na Portela, em 2023. Renato Lage chegou na Mocidade em 1989 e se tornou, em 12 desfiles, o carnavalesco mais vitorioso na história da escola com três títulos e dois vice-campeonatos. Seu último Carnaval pela agremiação da Zona Oeste foi em 2022.

Desfile da Mocidade Independente 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias
Desfile da Mocidade Independente 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA: No último dia 25, a Estação Primeira de Mangueira divulgou o seu enredo para 2025: À flor da Terra – No Rio da negritude entre dores e paixões.

“O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos assolados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, é forjada por tantas dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer Carnaval”, explicou a agremiação no material de lançamento (assista ao vídeo do anúncio):

Desfile da Mangueira 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Mangueira 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO: No último dia 19, o Salgueiro sacudiu sua apaixonada e imensa torcida ao contar seu enredo para 2025.

Salgueiro, de corpo fechado. O desenvolvimento é de Jorge Silveira, contratado logo após o desfile deste ano (assista ao vídeo de divulgação):

“De corpo fechado: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte, no peito, nas mãos e nos pés, levo para a Avenida a história e a cultura do fechamento do corpo. Na maior encruzilhada do mundo, a Marquês de Sapucaí, vamos exaltar simbologias sagradas e únicas. Sem medo de MACUMBA, sem medo de QUIUMBA. Salvem os VELHOS MANDINGUEIROS, os VELHOS FEITICEIROS! O inimigo cai, mas eu fico em pé”, diz a legenda do vídeo de divulgação do tema (veja a logomarca):

UNIDOS DO VIRADOURO: Em 8 de abril, a Viradouro divulgou seu enredo para o Carnaval de 2025 na Marquês de Sapucaí: Malunguinho: O mensageiro de três mundos, com desenvolvimento do carnavalesco Tarcisio Zanon. (assista ao vídeo com a divulgação):

+ leia o texto explicativo do enredo:

“Sobô Nirê Mafá! Assim é saudado ‘Reis Malunguinho’. E é com a companhia poderosa dessa entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro, que a Viradouro dá início à caminhada rumo ao Carnaval 2025.

Pernambuco, primeira metade do século 19. O quilombo do Catucá era foco de resistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários. Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção. O que ronda a mata para vencer inimigo, trazendo a ciência dos pajés, os caminhos da cura.

Salve a Jurema Sagrada!
Salve a coroa de Reis Malunguinho!
Salve a coroa da Viradouro!
Sobô Nirê Mafá”.

Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

PARAÍSO DO TUIUTI: Quem tem medo de Xica Manincongo? Esse é o título do enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2025. A agremiação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, vai levar para a Marquês de Sapucaí a história daquela que é considerada a primeira travesti do Brasil. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.

“O título do enredo é uma provocação. A quem interessa apagar a história de Xica Manicongo? Ela foi transgressora em sua trajetória, foi fichada pela Santa Inquisição e virou símbolo de luta das pessoas trans”, contou Jack. A festa de lançamento do enredo acontece hoje na Cidade do Samba. A sinopse será divulgada no dia 13 de maio.

PORTELA: O anúncio foi feito ontem. O título do enredo é Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol, inspirado em trecho do clássico da MPB, Bailes da Vida.

Milton postou em seu Instagram a alegria de ser tema da maior campeã da folia carioca, que será desenvolvido pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Desfile da Portela 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Portela 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

UNIDOS DA TIJUCA: A escola do Borel foi a quarta a divulgar seu enredo para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí. O anúncio foi feito no dia 21 de março em vídeo publicado nas redes sociais da agremiação (assista ao vídeo):

Após a frustrante classificação neste ano, a Tijuca anunciou Edson Pereira, que fala no vídeo acima, para o lugar de Alexandre Louzada, que foi para a Unidos de Padre Miguel, onde Pereira foi campeão do Acesso este ano. No Especial, Edson assinou o desfile do Salgueiro.

Em nota, a Tijuca informou: “A escola do pavão e das cores azul e amarela, que também representam o Orixá, contará na Sapucaí as histórias sobre o menino respeitado pelos mais velhos, conforme a sabedoria oral dos candomblés. Desejo antigo dos torcedores, o enredo sobre o guerreiro das matas e dos rios será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário. Em breve serão divulgados título, sinopse e logo do enredo”.

Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias
Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: “A escola da Zona da Leopoldina do Rio contará a história que narra a ida de Oxalá ao reino de Oyó com a intenção de visitar Xangô. A saga do Orixá, os percalços do trajeto e seu desenrolar são o conteúdo de um tradicional Itã, uma espécie de relato da mitologia iorubá”, informou o comunicado da agremiação divulgado em 19 de março.

“Mergulhado nesse rico universo ancestral marcado pela oralidade, a Imperatriz dá partida ao Carnaval que virá”, disse o carnavalesco Leandro Vieira. “O título oficial do enredo, a logo e a sinopse serão divulgados em breve”, finalizou o texto encaminhado à imprensa. A escola de Ramos vive grande momento após um campeonato em 2022 e o vice neste ano.

Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

GRANDE RIO: A escola de Caxias largou na frente e teve seu tema anunciado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), antes mesmo do desfile deste ano.

O governador anunciou por redes sociais que a Grande Rio cantaria a cultura paraense na Avenida: “O Pará vai ser homenageado pela Grande Rio no Carnaval do ano que vem. O anúncio vai ser feito logo mais na Sapucaí. É a valorização da nossa cultura e das nossas raízes, fomentando o turismo, gerando emprego e renda para a nossa população”, postou Barbalho em vídeo gravado na Praia de Copacabana, na ocasião.

Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

BEIJA-FLOR: A escola de Nilópolis divulgou seu tema para o próximo ano em vídeo publicado nas redes sociais no dia 28 de fevereiro e vai celebrar um de seus maiores nomes ao longo de sua vitoriosa caminhada, Laíla (assista AQUI ao vídeo com o anúncio). Após ficar de fora do desfile das campeãs este ano, algo raro na sua brilhante jornada nos concursos de escolas de samba do Rio, a Soberana aposta nas suas raízes para voltar ao topo.

Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

+ Carnaval 2024:

A Unidos do Viradouro foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro este ano. Agora, tricampeã! Antes, havia faturado a taça em 1997 e 2020.

Arroboboi, Dangbé, assinado por Tarcísio Zanon; este foi o enredo campeão em 2024. O samba é de autoria de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ VEJA COMO FOI O DESFILE E AS ANÁLISES DOS COMENTARISTAS DO SRzd

+ Veja a classificação final:

CAMPEÃ: Unidos do Viradouro 270 pontos

VICE: Imperatriz Leopoldinense 269,3 pontos

3º: Grande Rio 269,2 pontos

4º: Acadêmicos do Salgueiro  269

5º: Portela 268,9

6º: Vila Isabel 268,8

7º: Mangueira 268,8

8º: Beija-Flor de Nilópolis 268,5

9º: Paraíso do Tuiuti 268,3

10º: Mocidade Independente de Padre Miguel 267,2

11º: Unidos da Tijuca 265,7

12º: (rebaixada para o Acesso 2025) Unidos do Porto da Pedra 264,9

Comentários

 




    gl