Carnaval 2023: Salgueiro divulga as regras de seu concurso de samba

Salgueiro 2023. Foto: Arte

Salgueiro 2023. Foto: Arte

A Acadêmicos do Salgueiro entregou a sinopse do enredo Delírios de um paraíso vermelho na noite desta quinta-feira (21) e divulgou as regras para o concurso de samba-enredo.

Em sua estreia na vermelha e branca, o carnavalesco Edson Pereira fez sua primeira explanação aos poetas da Academia. Uma das novidades para este ano é que a ala, que já era aberta aos compositores de fora da escola, também aceitará a assinatura de compositores que estejam disputando em outras agremiações. A “participação especial” nas parcerias segue vetada.


Leia também:

+ Luiz Guimarães assume a presidência da Vila Isabel aos 24 anos


Ao longo do mês de agosto, carnavalesco e compositores terão quatro datas de tira-dúvidas já previamente agendadas; 4, 11, 18 e 25 de agosto.

“No encontro do dia 18, será obrigatória a apresentação do samba para o carnavalesco e para a direção de Carnaval. Isso inclui letra e melodia”, inicia o regulamento divulgado pelo Salgueiro, que segue;

Cada parceria deverá ter no mínimo um (01) e no máximo oito (08) componentes, cujos nomes deverão constar, obrigatoriamente, nas cinquenta (50) cópias da letra que serão entregues no ato da inscrição;

No ato da inscrição do samba, cada parceria deverá entregar cinco (05) Pen Drives devidamente gravados com o áudio do Samba-Enredo e a Letra digitada em word e cinquenta (50) cópias impressas da letra do samba;

A inscrição dos sambas acontecerá no dia 28/08/2022, das 9h às 17h, em nossa quadra de ensaios;

A taxa de inscrição será cobrada por parceria, estipulando-se no ato da inscrição de cada samba, o valor de R$ 1600,00 (um mil e seiscentos reais). A taxa cobrada é referente a toda parceria, não importando o número de compositores participantes no grupo;

Para efetivação da inscrição do samba o pagamento da taxa deverá ser feito em espécie. A disputa de samba-enredo terá início no dia 03 de setembro de 2022;

A disputa de samba será planejada de acordo com a quantidade de inscrições. Anunciada até terça-feira dia 30/08/2022, com início dia 03/09/2022.

“As parcerias devem respeitar a ordem de apresentação determinada no sorteio. A escola disponibilizará o surdo, tocado por um diretor da bateria, no palco para que faça o ‘pedal’ para a apresentação do samba. É vedado o uso de qualquer outro artifício de percussão nas apresentações. A partir das quartas de final a escola passará a disponibilizar a todas as parcerias repique, caixa e surdo. Cantores e músicos devem estar atentos à ordem de apresentação na disputa para se postar ao lado do palco durante a apresentação da parceria anterior. Isso agilizará a mudança de palco, a apresentação da parceria e o bom andamento da disputa. As parcerias poderão levar seus próprios músicos – cavaquinhista e violonista. Cada parceria terá quatro microfones à disposição para sua apresentação – 1 principal e 3 auxiliares – e três saídas de cordas. Somente o microfone do intérprete principal poderá ser ajustado no palco. Os demais microfones já estarão pré-ajustados. Não será permitido intérpretes ou músicos subir ao palco trajando bermudas ou portando qualquer tipo de bebidas. O andamento dos sambas serão controlados pela Direção de Carnaval, Direção de Harmonia e Mestres de Bateria, respeitando a proposta musical do samba concorrente”, informa o documento.

Os sambas classificados serão divulgados sempre às terças-feiras, a partir das 18h. Essa divulgação será feita através do site e das redes sociais da escola.

O sorteio também acontecerás às terças-feiras, em uma live realizada nas redes sociais da agremiação. As parcerias que quiserem acompanhar pessoalmente poderão comparecer a quadra.

O Salgueiro premiará o samba campeão com 50% do prêmio. “A direção da ala de compositores, conhecedora do potencial de cada um dos seus poetas, desde já deseja muita sorte e inspiração aos Senhores na certeza de que, assim como os anos anteriores, prevalecerão sempre a lisura e transparência durante a disputa, e vencerá aquele que for o melhor Hino para representar a nossa escola”, conclui o informe salgueirense.

Comentários

 




    gl