Carmen Miranda: 108 anos de história, cultura, Brasil e Carnaval

Carmen Miranda

De origem portuguesa, mas com alma brasileira, a cantora e atriz Carmem Miranda completaria nesta quinta-feira (9) 108 anos. Com seu famoso chapéu de frutas, fez sucesso com as canções Ta-HiTico Tico no Fubá e Chica Chica Boom Chic. Além da música, ela fez sucesso no cinema e, na década de 1940, se tornou uma estrela de Hollywood. Conquistou fama mundial com seu traje de baiana e participou de 21 filmes. Em 1955, em sua mansão em Beverly Hills, Carmem Miranda sofreu um ataque cardíaco e morreu aos 46 anos. Sua vida, apesar de curta, muito acrescentou no Carnaval e na cultura popular brasileira.

Carmen Miranda
Carmen Miranda

Para Rachel Valença, escritora, pesquisadora e comentarista do SRzd Carnaval, Carmen Miranda foi de extrema importância para o Carnaval, pois suas roupas foram inspiração no desenvolvimento das concepções das fantasias nos desfiles das escolas de samba:

“O Império homenageou Carmen Miranda duas vezes: em 1972 (campeão) e em 2008 (campeão do grupo de acesso). Ela foi muito importante para a divulgação do Carnaval, pois gravou marchinhas de sucesso, que eram o forte do Carnaval na época, e popularizou a fantasia de baiana, típica do Brasil, num momento em que as fantasias eram todas de inspiração europeia”, explicou.

Carmen, que nasceu em Portugal, e emigrou para o Brasil antes de completar um ano de idade, está, sem dúvidas, no rol dos brasileiros mais conhecidos do mundo.

Vestidos coloridos, chamativos. Chapéus extravagantes, decorados com frutas e badulaques. Um jeito único de dançar: engraçado e ao mesmo tempo sensual, com as mãos para o alto ou segurando as saias.

Carmen Miranda
Carmen Miranda

Foi a primeira cantora ‘brasileira’ a representar de uma forma visual o nosso gênero para o mundo inteiro, que é o samba. A primeira representação feminina brasileira na música é a Carmen Miranda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante sua ascensão, Carmen Miranda chegou a receber o maior salário pago para uma mulher nos Estados Unidos, além de ter se apresentado para figuras tão importantes quanto o presidente americano Franklin Roosevelt.

 

Para Hélio Ricardo Rainho, pesquisador e colunista do portal SRzd, Carmen foi a primeira representante feminina da música brasileira para o mundo:

“Embora portuguesa, foi a primeira cantora ‘brasileira’ a representar de uma forma visual o nosso gênero para o mundo inteiro, que é o samba. A primeira representação feminina brasileira na música é a Carmen Miranda”.

Carmen Miranda
Carmen Miranda
Carmen Miranda
Carmen Miranda

 

Rainho conta também que a cantora foi a inspiração na estética do carnavalesco Fernando Pinto:

“O ‘boom’ do samba acontece graças a ela. Para as escolas de samba, ela ganha uma importância notória através do Fernando Pinto que, quando estabelece o tropicalismo nas artes plásticas no enredo ‘Alô alô Carmem Miranda’, cria essa estética que vira característica dele. Ela ajudou a estabelecer uma escola estética, deu cor e alma à obra de Fernando Pinto”, avalia.

Em 1991, a Imperatriz Leopoldinense teve como enredo o fruto da banana. Os versos abaixo retratam a inspiração de Fernando Pinto em Carmen Miranda:

“Na poesia e na canção
Carmem Miranda, um turbilhão de paixão
Na ‘musa-flor’ o sábio se inspirou
A Tropicália em nós brilhou”

 

Comentários

 




    gl