Capoeirista Besouro é o enredo do Império Serrano para o próximo Carnaval

Filme do Besouro Mangangá. Foto: Reprodução

O Império Serrano prestará uma homenagem a Manuel Henrique Pereira, popularmente conhecido como Besouro Mangangá, no próximo Carnaval. Ele foi um capoeirista da Bahia que liderou o movimento negro no período pós-abolição, quando insistiam nos maus tratos ao povo preto.

+ Leia a sinopse do enredo

+ Confira a logo

Envolto em mistérios do Recôncavo Baiano, Besouro foi uma figura tão mística que muita gente pensa que ele nem existiu. A intenção da verde e branca, comandada pelo carnavalesco Leandro Vieira, é dar mídia a personagens pouco conhecidos da história brasileira que mereciam mais valor.

“Conheci o Besouro em duas viagens ao Recôncavo Baiano. No mergulho no universo de Santo Amaro para o carnaval de 2016 (sobre Maria Bethânia, na Mangueira), esbarrei mais uma vez com ele. Pensei em abordá-lo no enredo de 2019 (sobre os heróis nacionais esquecidos). Agora que chegou a hora, tenho descoberto muitos paralelos entre a história dele e a do Império”, afirmou Leandro em entrevista ao Extra.

Mais detalhes do enredo serão revelados nesta segunda-feira (7), em live do Império Serrano, a partir das 15h. Na transmissão, será divulgada também a sinopse do tema. Ao Extra, Leandro adiantou um pouco do que os torcedores podem esperar do desfile.

“Não vai ter aquele clichê de um encontro entre o Besouro e o Império. Não precisa disso. Será o corpo preto da Serrinha se pondo a serviço do corpo preto do Besouro. Ele é o lutador que poderia estar em clássicos da escola como “Heróis da liberdade” (1969). Ou representado em versos como “mãe negra, sou a tua descendência”, de “Mãe baiana mãe” (1983)”, disse o carnavalesco.










Comentários

 




    gl