Campeãs: com jeito de campeã, Tuiuti comemora vice-campeonato

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Um dos grandes destaques do Grupo Especial do Carnaval do Rio em 2018, o Paraíso do Tuiuti mais uma vez comoveu a Avenida. Com seu enredo que faz ponte entre as situações angustiantes do escravismo no passado do Brasil e as opressões políticas e raciais da atualidade, a escola de São Cristóvão abandonou o status de coadjuvante e brigou décimo a décimo pelo título de campeã do Grupo Especial. A agremiação foi a penúltima a entrar no Sambódromo durante os desfiles das campeãs.

– Veja como foi a passagem do Paraíso do Tuiuti nos desfiles do Grupo Especial

O presidente do Paraíso do Tuiuti, Renato Marins Ribeiro (mais conhecido como “Thor”), entrou na Avenida emocionado. “Sempre pensei em fincar minha bandeira [no Grupo Especial]. Hoje, a Tuiuti dá seu primeiro passo para crescer e se tornar uma escola fixa do Grupo. Papai do céu é bom. Papai do céu ajuda quem trabalha e Tuiuti estava na fila [para receber a benção]. Agora, nesse momento, ele resolveu nos abençoar”, afirmou. Renato comentou também sobre a superação da agremiação, que, em 2017, correu risco de ser rebaixada. “Paraíso do Tuiuti foi como uma fênix, ressurgiu das cinzas. Foi muito trabalho. Foi uma emoção muito forte entrar na Avenida com o grito de ‘é campeã’ do Setor 1. Estou todo dormente! Parece que isso é tudo mentira. É um sonho!”, comemorou. O presidente ainda revelou que não conversou com os diversos segmentos do Tuiuti para negociar renovação de contratos.

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Os componentes do Paraíso do Tuiuti passaram pela Avenida como se estivessem celebrando o título de campeã. A comunidade cantava o hino da escola bem alto e sambava como se não houvesse amanhã; muitos integrantes desfilaram com lágrimas nos olhos. A emoção de alguns componentes era tão intensa que responsáveis pela harmonia e direção das alas esqueceram, por um momento, de suas responsabilidades e se juntaram a grande festa. A arquibancada cantava junto com a escola e aplaudia a passagem de cada ala.

Apesar do clima de celebração, a agremiação não perdeu a oportunidade de protestar. A comissão de frente, muito aclamada pelo público e pelos jurados, fez mais uma vez sua performance intensa. Alguns componentes da escola carregavam placas de “Fora Temer” e gritavam contra o atual governo para as pessoas na Avenida.

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Max Gomes/SRzd

Ao longo da apuração de votos que ocorreu na última quarta-feira (14), foi revelado que o Tuiuti conquistou a nota máxima de quase todos os jurados nos quesitos avaliados. As médias mais baixas da agremiação foram em harmonia e evolução, que, caso tivessem sido mais altas, poderiam ter garantido o título do Carnaval 2018 para a agremiação. A escola ficou apenas um décimo atrás da campeã Beija-Flor.

11º Prêmio SRzd Carnaval

O Paraíso do Tuiuti também foi destaque entre os vencedores da 11ª edição do Prêmio SRzd Carnaval. Com enredo fácil de ser entendido; mensagem interessante; e um bom trabalho plástico, Jack Vasconcelos, carnavalesco do Tuiuti, venceu a categoria “melhor carnavalesco”. Já o coreógrafo Patrick Carvalho venceu pela sua “comissão de frente”. O trabalho de Patrick no Tuiuti trouxe uma encenação dos momentos de escravização de negros no Brasil.

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Durante a entrada da escola no Sambódromo, Patrick agradeceu o prêmio do SRzd e novamente reforçou o impacto que deste trabalho na sua carreira. “Eu estou muito feliz com o Prêmio SRzd Carnaval. Este é o melhor momento da minha vida, do meu trabalho e da minha carreira. Devo isso a muitas pessoas. Sou muito grato a minha equipe e a minha esposa”, afirmou.

– Confira os vencedores do 11º Prêmio SRzd Carnaval
– Patrick Carvalho dá depoimento emocionado sobre sua comissão de frente

O 11º Prêmio SRzd Carnaval será realizado nesta quarta-feira (21), no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio de Janeiro.

Comentários

 




    gl