Câmara Municipal aprova projeto de lei de tombamento da Portela

Desfile Portela 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

Desfile Portela 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quarta-feira (25), um projeto de lei para tombar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela por seu valor histórico e sociocultural.

“A Portela é carinhosamente chamada de ‘A Majestade do Samba’ e forma, juntamente com a Deixa Falar e a Mangueira, a tríade das escolas fundadoras do Carnaval carioca, sendo um grande celeiro de compositores”, disse Vera Lins, vereadora do Progressista, autora do projeto que tem a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história da cidade.

O projeto tem como coautores os vereadores Cesar Maia, Reimont, Celso Costa, Dr. Marcos Paulo, Chico Alencar e Tainá de Paula. O prefeito Eduardo Paes (PSD) tem 15 dias para vetar ou não o projeto.

A Portela foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Quinta colocada em 2022, a azul e branca detém o posto de maior campeã do Carnaval do Rio, com 22 títulos.

No próximo ano a Portela canta na Marquês de Sapucaí enredo em homenagem ao seu centenário. Em 2022, a escola levou para a Avenida o enredo Igi Osé Baobá.

+ Veja como foi o desfile da Portela em 2022

+ Galeria de fotos: Portela 2022

Leia também:

+ Eterna Rainha! Luiza Brunet posta foto nua em celebração aos 60 anos de idade

+ Sabrina Sato enlouquece fãs com post nas rede sociais e brinca com repercussão

+ Arraiá na Tijuca terá Beija-Flor e Império Serrano

Comentários

 




    gl