Caiu no Enem! Enredo da Alegria da Zona Sul vira questão de prova

Prova do Enem. Foto: Ana Carolina Moreno.

No último domingo (5), milhões de pessoas passaram sua tarde fazendo a temida prova do Enem 2017. Os sambistas que fizeram se sentiram representados. Isso porque o enredo da Alegria da Zona Sul para o Carnaval 2018 – Luiza Mahin – foi tema de uma das 45 questões da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. De acordo com gabarito extraoficial do Sistema COC de Ensino, a resposta certa é a letra B. Veja a questão:

Questão da prova. Foto: Reprodução.

O enredo da Alegria da Zona Sul é de autoria de Diego Araújo, pesquisador da escola, em parceria com o carnavalesco Marco Antonio Falleiros. Diego conversou com o SRzd e afirmou o quanto é representativo ter a temática da agremiação abordada no Exame Nacional do Ensino Médio.

“Eu acho bacana, porque o Enem está transportando um assunto importante da história do Brasil para prova e a escola de samba tem que ser reconhecida como um pilar fundamental de disseminação de conhecimento. A Luiza é uma figura que tem uma importância na luta pra resistência cultural, religiosa e feminina. É uma grande vitória, pois a escola de samba dissemina cultura e conhecimento e a prova também está disseminando essa cultura, salientando que é importante você conhecer a história do país e os pequenos fatos que os livros acabam escondendo”, disse.

O pesquisador aproveitou também para explicar brevemente como é o desenvolvimento de “Bravos Malês! A Saga de Luiza Mahin”.

“No enredo da Alegria, a gente faz um passeio pela história da Luiza e pela presença dela na Revolta dos Malês. Nós vamos à África conhecer a história dela, transportamos ela pra Bahia, em seguida, falamos da revolta em si: os motivos e os porquês e, por fim, como a revolta não acabou dando certo, a Luiza e os outros líderes fugiram. Nessa parte final, a história se confunde pois há poucos relatos. Uns dizem que ela foi para o Maranhão, outros afirmam ser Rio de Janeiro e tem a versão que ela volta à África, onde ela ajudou a erguer uma mesquita”, conta o enredista.

A Alegria da Zona Sul abrirá o sábado de Carnaval, segundo dia de desfiles da Série A.

Comentários

 




    gl