Beija-Flor se reúne com autoridades para viabilizar enredo sobre Juazeiro do Norte

Reunião entre representantes da escola de samba carioca e autoridades da cidade. Foto: Divulgação/Ascom

O Ceará pode voltar à Marquês e Sapucaí no Carnaval 2020. Após o desfile da União da Ilha que homenageou o estado em 2019 e conseguiu a nona colocação, a Beija-Flor de Nilópolis pode ter a cidade de Juazeiro do Norte como seu enredo para o próximo ano.

Integrantes da azul e branco, dentre eles a pesquisadora Bianca Behrends, o tradicional destaque cearense Marcos Oliveira e a jornalista e produtora cultural Dora Freiras, estiveram reunidos na última sexta-feira (22) com o prefeito Arnon Bezerra (PTB) e com o Secretário de Turismo e Romarias, Júnior Feitosa. A pauta foi a apresentação do projeto de enredo que a escola tem para o Carnaval 2020 e uma possível parceria com a prefeitura e o estado, na intenção de captar recursos financeiros.

A gestão municipal prometeu discutir a ideia com o governador do Ceará, Camilo Santana. Serão, pelo menos, trinta dias até uma definição, mas a expectativa é otimista de todos os lados.

Enredo teria como fio condutor um beija-flor típico do Cariri

Integrantes da Beija-Flor junto de autoridades da cidade de Juazeiro do Norte (CE). Foto: Divulgação/Ascom

Para falar da cidade de Juazeiro do Norte, a Beija-Flor quer que a história seja narrada por Bizunga, um beija-flor típico do Cariri, região cearense que engloba o município. A figura de Padre Cícero, assim como a religiosidade do local, também seria um ponte forte do tema.

“‘Os Tesouros do Cariri no Coração da Bizunga’ têm tudo para virar um novo samba-enredo e, antes do desfile na famosa Avenida do Rio de Janeiro, promover um intercâmbio cultural entre os artistas de lá e os daqui”, disse Bianca Behrends durante reunião com autoridades da cidade.

A pesquisadora também tem uma relação especial com Juazeiro do Norte. Há cerca de dez anos, Bianca idealiza mostrar ao mundo o município. “Eu já estive no Cariri, em 2009, e a região é, sem dúvida, diferenciada por todo o conjunto da obra: reisados, patrimônio material, xilogravura e fé, independentemente da crença religiosa”, declarou.

A pesquisadora e o destaque Marcos Oliveira ficaram em Juazeiro até domingo. Na agenda, estavam previstos encontros com artesãos e mestres da cultura, além da subida à Colina do Horto e participação nas comemorações aos 175 anos de Padre Cícero, no Largo do Socorro.

Goiás também está no jogo

Uma das propostas de enredo da Beija-Flor para 2020. Foto: Reprodução

Além de Juazeiro do Norte, outra proposta de enredo da Beija-Flor para 2020 é o Estado de Goiás. A ideia seria abordar a Romaria do Divino Pai Eterno narrada pela escritora Cora Coralina. O tema já tem até título provisório “Com as bençãos do Pai Eterno, Aninha, Cora Coralina transforma a Beija-Flor em uma doce poesia”.

A proposta foi apresentada ao governador Ronaldo Caiado e ao Secretário de Cultura Edival Lourenço em 22 de fevereiro. Na ocasião, Caiado disse que, caso o tema venha a se confirmar, o apoio do estado seria apenas institucional e não envolveria recursos públicos.

Profissionais da comissão de Carnaval devem permanecer na escola

Leo Mídia, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Rodrigo Pacheco e Victor Santos formaram a última comissão de Carnaval da Beija-Flor. Foto: Eduardo Hollanda

Com o retorno do carnavalesco Alexandre Louzada, que assinará, pela primeira vez, um trabalho solo na Beija-Flor, já que de 2007 a 2011 trabalhou ao lado de outros artistas, chegou ao fim a tradicional comissão de Carnaval da azul e branca de Nilópolis. Em 21 anos, de 1998 a 2019, foram nove títulos e seis vice-campeonatos.

No entanto, diferente dos boatos que correram desde a notícia do encerramento do grupo, os integrantes ainda não tem futuro definido na escola e, até o momento, também não foram desligados da agremiação. Pelo contrário, tudo indica que os profissionais permanecerão na escola, mas com outras funções.

Um deles, a própria Bianca Behrends, já trabalha no enredo do Carnaval 2020. Ela assinou o último desfile ao lado de Cid Carvalho, Victor Santos, Leo Mídia e Rodrigo Pacheco. Em breve, será feita uma reunião com o grupo para definir o futuro de cada um.

Comentários

 




    gl