Beija-Flor ensaia na Sapucaí; soberania ao denunciar o racismo velado e pedir respeito

Ensaio técnico da Beija-Flor. Foto: Eliane Pinheiro – SRzd

O terceiro final de semana de ensaios técnicos gerais no Rio de Janeiro, neste domingo (27), conta com três escolas do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

A reportagem do portal SRzd acompanha os detalhes dos treinos das agremiações da divisão principal do samba carioca rumo ao Carnaval 2022, no mês de abril.

O cardápio na Avenida é recheado, com Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis e Acadêmicos do Salgueiro. Juntas, as três escolas, gigantes da folia carioca, possuem 27 campeonatos do Grupo Especial.

Com meia hora de atraso em relação ao horário inicial previsto pela organização, a Beija-Flor chegou saudada pela sua grande torcida e o maior público já presente no sambódromo desde o início da temporada.

Antes de cantar o famoso hino, O Campeão, Neguinho celebrou o enredo nilopolitano e dedicou o ensaio ao intérprete Bakaninha, morto num acidente de carro no final de janeiro deste ano.

Ao som do samba denso de autoria dos poetas Diego Rosa, Manolo, Julio Assis, Beto Nega, Leo do Piso e J. Velloso, o cortejo da azul e branca esteve em perfeita sintonia harmônica com o tom misto de lamento e resistência que o tema impõe.

Essa característica pode ser vista na emocionante coreografia da comissão de frente e nos novos elementos incorporados na coreografia do lendário casal de mestre-sala e porta-bandeira, Selminha Sorriso e Claudinho.

A propriedade de Nilópolis para cobrar respeito e acusar o racismo velado, ficaram evidentes na face e na dança dos componentes, e na receptividade do público nas arquibancadas. Na reta final da exibição, o carro de som falhou e a escola manteve o canto, com a ajuda do povo.

+ assista ao ensaio

+ veja fotos do ensaio

(clique nas imagens para ampliar)

Carnaval 2022

Beija-Flor será a sétima a desfilar pelo Grupo Especial do Rio no dia 22 de abril, sexta-feira, com o enredo Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor, do carnavalesco Alexandre Louzada.

+ Ouça o samba 2022 da Beija-Flor de Nilópolis

Ensaios seguem no próximo final de semana

Os ensaios no sambódromo vão até o dia 10 de abril. Aos sábados, ensaiam as escolas da Série Ouro e, no domingo, as agremiações do Grupo Especial. A entrada é gratuita.

+ relembre todos os ensaios realizados até aqui

Para participar, é necessário comprovar a vacinação contra Covid-19, de acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A comprovação poderá ser feita através do certificado de vacinação digital, disponível no aplicativo ConecteSUS, caderneta de vacinação ou comprovante de vacinação.

+ confira a programação completa:

2/4 (sábado)

19h – Acadêmicos de Vigário Geral
20h – União da Ilha do Governador
21h – Estácio de Sá

3/4 (domingo)

21h40 – Mocidade Independente de Padre Miguel
22h50 – Acadêmicos do Grande Rio

9/4 (sábado)

19h – Unidos de Bangu
20h – Unidos do Porto da Pedra
21h – Unidos de Padre Miguel

10/4 (domingo)

20h30 – Testes de som e de luz
21h40 – Lavagem da pista
22h50 – Unidos do Viradouro (atual campeã)

Leia também:

+ Ordem dos desfiles do Grupo Especial 2022

+ Ordem dos desfiles da Série Ouro 2022

Comentários

 




    gl