Beija-Flor proíbe gravação de sambas concorrentes e dá início à disputa em novembro

Semifinal da disputa de samba da Beija-Flor para 2020. Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

A Beija-Flor de Nilópolis divulgou as primeiras regras da disputa de samba-enredo para o próximo Carnaval. A primeira fase será na quadra da escola, em nove datas de eliminatórias. Ao final da etapa, ficarão 10 sambas que serão levados à segunda fase, provavelmente a ser realizada na Cidade do Samba, no projeto de lives do Grupo Especial.

As inscrições das parcerias acontece no dia 19 de novembro, entre 18h e 23h, na quadra da azul e branca. A novidade fica por conta da proibição da gravação dos sambas em estúdio e veiculação de vídeos em redes sociais.

Com o próximo Carnaval no horizonte, ainda sem data definida por causa da pandemia de Covid-19, a Beija-Flor de Nilópolis aproveita o mês de outubro para iniciar o processo de escolha do samba-enredo que irá contar na Marquês de Sapucaí o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”.

O concurso terá início em novembro, com preparação desde agora através de diálogos entre o carnavalesco Alexandre Louzada e compositores. A escolha será dividida em duas fases, a primeira delas marcada para começar em novembro. A segunda delas, prevista para englobar apenas os dez melhores sambas entregues à agremiação, contará com participação ativa do intérprete Neguinho da Beija-Flor.

Os cuidados necessários para evitar a infecção de artistas, poetas e funcionários pelo coronavírus levaram a azul e branco optar por uma disputa com o menor número de pessoas possíveis em eventos presenciais. Serão estabelecidos protocolos sanitários para todos os encontros programados para o concurso, incluindo o uso de máscaras faciais e álcool em gel, bem como o distanciamento social e a escolha de locais arejados para receber compositores, intérpretes e percussionistas. Esses cuidados são válidos desde o início da empreitada, marcada para começar nesta terça-feira (20).

“Queremos que os compositores explorem mais o conteúdo do enredo contido na sinopse. Ela foi entregue em junho e vamos relembrá-la através do Louzada. Por isso, convidamos os poetas a irem ao barracão, em horários alternados e pré-marcados. O encontro será no pátio, um espaço amplo, posicionaremos as cadeiras separadas umas das outras e permitiremos apenas dois representantes de cada parceria”, explicou o diretor de carnaval Dudu Azevedo, destacando que as reuniões de Louzada com os compositores acontecerão também na quarta e na quinta, 21 e 22.

Como principal novidade, o concurso irá vedar a gravação em áudio e vídeo das obras inscritas durante a primeira etapa. Eles serão executados ao vivo pela primeira vez no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), data relevante para o enredo escolhido pela Deusa da Passarela. A apresentação começará às 13h e os sambas já estarão sujeitos a cortes. Antes disso, na véspera, dia 19, letra e nomes dos autores deverão ser entregues na quadra, entre 18h e 23h. O novo modelo irá valorizar as principais qualidades das obras e reduzir desigualdades financeiras entre parcerias.

Depois da estreia, o concurso terá pelo menos outras nove datas disponíveis para apresentações e cortes de samba. Elas serão amplamente divulgadas às parcerias através dos canais de comunicação oficiais da escola.

Na segunda etapa da disputa, com apenas dez sambas, os compositores vão gravar as obras em estúdio, interpretadas por Neguinho da Beija-Flor.

Dúvidas e marcações de horários para o encontro com o carnavalesco Alexandre Louzada serão atendidas pelo presidente da ala de compositores, Jorge Veloso, através do telefone (21) 96425-6826.

CRONOGRAMA: PRIMEIRA FASE DA DISPUTA DE SAMBA DA BEIJA-FLOR

19, 20 e 21 de outubro — Conversas entre compositores e o carnavalesco no barracão
19 de novembro — Inscrição na quadra (18h às 23h, apenas letra e nome dos autores)
20 de novembro — Primeira apresentação e corte na quadra (13h)
26/11 em diante, segundas e quintas — Apresentações e cortes até que restem dez sambas










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