Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Beija-Flor: comentaristas analisam desfile

A Beija-Flor fechou a primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. A agremiação levou para a Avenida o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”. Veja abaixo as análises dos comentaristas do SRzd sobre o desfile:

Avaliação geral (Rachel Valença):

“Uma noite que começou bem também acabou bem. A Beija-Flor sabe desfilar e hoje a bateria ajudou muito. A novidade é ter pequenos problemas como queijos vazios e outras imperfeições que não se viam na era Laíla. Ainda assim, mantém sua força, como comprovam as arquibancadas cheias e o enorme arrasta-povo que seguiu a escola”.

Avaliação geral (Luiz Fernando Reis):

“Não fossem os problemas de montagem; um dos carros veio sem quatro ou cinco composições, a Beija-Flor disputaria tranquilamente o título. Mas, com isso, ela ficou inferior a Viradouro, mas ainda acho que pode brigar. Pra mim, foi a segunda força da noite.”

Casal de mestre-sala e porta-bandeira (Eliane Santos Souza):

“A apresentação de Claudinho e Selminha, o casal que dança há trinta anos numa cumplicidade extraordinária, dispensa qualquer comentário. Todavia, a força do par, o entrosamento demonstrado em sua movimentação, natural e potente, ao executar o bailado [dançado no modo clássico, mas de maneira moderna] traduzindo potência e energia – AGBARA DUDU ! -, nos emociona sempre. A postura altiva, a simpatia, a graça e a leveza, com as quais, o casal realiza os movimentos obrigatórios que edificam a dança e ratificam o estilo da dupla. Este par jamais perde sua desenvoltura e, são espelho para o sambista, pela forma como alimenta a tradição e salvaguarda da dança nobre do samba e do Carnaval. Sua postura revela-se na maneira amorosa e muito respeitosa de zelar, dançando com alegria, a sagrada bandeira que conduz e defende. Sempre lindo, apreciar a performance do casal. Axé, dançarinos nobres”.

Alegorias e Adereços (Jaime Cezário):

“As alegorias seguiram o mesmo padrão de grandeza de outros Carnavais. O destaque das alegorias ficou para sua abertura com belas opalas negras seguido de um beija-flor gigante negro azulado. Encerrou com chave de ouro o primeiro dia do Grupo Especial”.

Fantasias (Jaime Cezário):

“A Beija-Flor levantou a bandeira para exaltação do povo preto que se notabilizou desde os faraós núbios que governaram ao Egito até os dias de hoje, num paralelo com a arte e cultura negra ancestral. Conhecemos o orgulho do povo preto de Nilópolis em defesa das grandes personalidades que com sua vida deixaram um legado para todos nós. Encerra o desfile exaltando o sangue azul nilopolitano e cultuando suas personalidades célebres. Suas fantasias foram apresentadas como o refinamento e riqueza que a fez campeã tantas vezes”.

Enredo (Marcelo Masô):

“A Beija-Flor entrou na Avenida com sua tradicional força da comunidade e muito exuberante. O enredo da escola de Nilópolis tem como cerne mostrar ao mundo os saberes da cultura afro, tendo como objetivo realizar a reparação histórica. Nesta linha de raciocínio, a Beija-Flor defendeu no desfile o povo preto como construtor do conhecimento, conforme descrito na justificativa do enredo. Neste sentido, é válido destacar que a agremiação atingiu com excelência seu objetivo, a apresentação de forma integral demonstrou com clareza a importância dos saberes da cultura negra. O melhor exemplo de tal fato foi o setor quatro, o qual destacou Lima Barreto e Nei Lopes. Como bem destacado no trecho do samba-enredo a escola mostrou que: ‘Nossa gente tem feitiço na palavra, sou o Brasil que não se cala’. Belo desfile”.

Samba-enredo (Cadu Zugliani):

“Quando a gente acha que não dá para melhorar, vem a Beija-Flor. O samba, que eu já achava um dos melhores, teve uma exibição magnífica. Além da força da letra, veio num andamento perfeito para o canto da escola. Deu muito conta do recado e o que falar do interminável Neguinho, a pura arte negra em contra ataque”.

Bateria (Bruno Moraes):

“A Bateria da Beija Flor fez um excelente desfile. A batucada já característica da escola foi reforçada com um número grande de bons ritmistas de caixas e taróis. Uma outra característica dessa bateria são as caixas por fora das marcações, o que dá uma sensação de swing muito gostosa. Mestre Rodney, com sua calma, se apresentou de forma perfeita nos módulos de julgamento. A Bateria ajudou muito o bom samba da escola, com um andamento confortável”.

Harmonia (Célia Souto):

“A escola cantou o samba durante o desfile”.

Evolução (Célia Souto):

“O desfile evoluiu apresentando momentos de oscilação no andamento”.

Veja também:

+ Beija-Flor retoma plástica opulenta, mas tropeços podem dificultar campeonato

+ Veja outras análises dos desfiles do Grupo Especial

+ Saiba como foram os desfiles do Grupo Especial

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Intérprete Juninho Branco celebra retorno ‘ao palco do Carnaval’

O intérprete Juninho Branco estará no Sambódromo do Anhembi em 2025. Ele foi anunciado como voz oficial da Raízes do…

4 horas ago
  • Famosos

Nany People, em estreia de filme, solta o verbo para produção: ‘Espera, p*rr*!’

Bastidores. Conhecida pelo bom humor, Nany People teve um rompante daqueles na pré-estreia do filme "De repente, Miss". A atriz estava…

4 horas ago
  • Famosos

Tony Ramos está fazendo fisioterapia, informa boletim médico

Bastidores. Tony Ramos, de 75 anos, está em processo de reabilitação com fisioterapia. A informação é do boletim médico divulgado na…

5 horas ago
  • Brasil

Jovem é atacada com ácido por um homem e fica em estado grave no Paraná

Paraná. Isabelly Aparecida Ferreira Moro, de apenas 23 anos, foi atingida com ácido enquanto voltava da academia, em uma rua…

6 horas ago
  • Música

Show ‘Somos Todos Rio Grande do Sul’ emociona cantores e público

Música. Nessa quarta-feira (22), um grupo de cantores se reuniu no show "Somos Todos Rio Grande do Sul", no Vivo…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Vai-Vai anuncia mudança em concurso de samba-enredo

O ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, que morreu em julho do ano passado, aos…

8 horas ago