Autor de Explode Coração, Demá Chagas morre aos 65 anos no Rio

Demá Chagas. Foto: Divulgação

Demá Chagas. Foto: Divulgação

Um dos autores do antológico samba-enredo Peguei um Ita no Norte, do refrão Explode Coração, que deu o título ao Salgueiro em 1993, o compositor Demá Chagas, de 65 anos, morreu nesta terça-feira (4).

Internado desde sábado (1) no Hospital Pan-Americano, que fica na Tijuca, na Zona Norte do Rio, ele lutava contra um câncer há 16 anos e nos últimos meses estava muito debilitado, segundo familiares.

De acordo com levantamento do Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais, o Ecad, Peguei um Ita no Norte foi o samba-enredo mais tocado no Brasil durante décadas.


Leia também:

+ Grupo Especial: Sambas 2023 começam a ser escolhidos nesta semana

+ Após receber 18 sambas, Salgueiro tem três opções para escolher hino de 2023


A história de Demá no Salgueiro teve início aos 14 anos, quando ele passou a morar no bairro do Andaraí, na Zona Norte. O primeiro samba que ele escreveu, em 1982, foi campeão para o desfile da vermelha e branca naquele ano.

Além disso, ele também faturou diversos prêmios dentro da agremiação ao longo de sua trajetória. Neste ano, os versos “Sou a voz que vem do gueto, resistência no tambor”, que foram cantados na Sapucaí no desfile oficial, foram coescritos por ele.

Para o Carnaval 2023, ano em que o Salgueiro completa 70 anos, Demá, mesmo debilitado pelo câncer no pulmão, entrou no concurso de samba-enredo e sua obra está entre as finalistas. A escolha do hino acontecerá no dia 11 de outubro.

O corpo do sambista será enterrado nesta quarta-feira no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, às 16h. Ele deixa mulher, Camilla, e dois filhos, Ygor e Yan. A diretoria do Salgueiro lamentou a morte do compositor e exaltou o legado deixado por Demá Chagas.

Desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, o desfile do Salgueiro será o quinto do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no domingo, em 19 de fevereiro com o enredo Delírios de um Paraíso Vermelho.

Comentários

 




    gl