‘As Áfricas que a Bahia canta’: conheça o enredo 2023 da Mangueira

Mangueira 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

Mangueira 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

A Estação Primeira de Mangueira divulgou, nesta segunda-feira (6), seu enredo para o Carnaval 2023: “As Áfricas que a Bahia canta”.

+ Veja a logo

Leia o resumo divulgado pela agremiação:

“A verde e rosa mostrará as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira.

A Mangueira abordará passagens da história preta do carnaval pouco difundidas nas construções cronológicas da festa, com os cortejos pré e pós abolição da escravatura, como os cucumbis e clubes negros, resgatando saberes e práticas ancestrais, as lutas pela inserção e reconhecimento da cultura afro-brasileira carnavalesca; os embates contra intolerância religiosa e racial dos Afoxés; as denúncias de desigualdade social pela arte dos blocos afros; a expansão da afro-baianidade pelos cantares do axé. Todos esses processos, conduzidos com protagonismo por mulheres pretas, mães, deusas, rainhas que usaram suas ‘corpas’ e vozes contando, louvando e cantando para e por seu povo”.

O enredo vai marcar a estreia da dupla de carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estêvão pela verde e rosa.

Annik fez parte por 10 anos da comissão de Carnaval da Unidos da Tijuca e nos últimos dois Carnavais defendeu as cores da Porto da Pedra.

Guilherme teve passagens como desenhista e projetista pela Porto da Pedra, Renascer de Jacarepaguá e Acadêmicos do Sossego. Atuou na cidade de São Paulo como membro da comissão de Carnaval da Leandro de Itaquera e realizou trabalhos na Morro da Casa Verde e Dom Bosco, além de desenhar para as agremiações das cidades de Três Rios, Uruguaiana, Florianópolis e Belo Horizonte. Nos últimos dois Carnavais ele assinou os desfiles da Império da Tijuca.

Mangueira 2022

Ao cantar três de seus maiores baluartes, Jamelão, Cartola e Delegado, a Mangueira ficou com o sétimo lugar do Grupo Especial carioca neste ano.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Carnaval 2023: Tendência aponta para enredos de mais fácil leitura pelo público

+ Vila promete novidades; Sabrina Sato participa de reunião de planejamento

+ Alemão do Cavaco é o novo reforço do Salgueiro

Comentários

 




    gl