Após corte da subvenção, Liesa quer reduzir tempo dos desfiles

Desfile Mangueira 2019. Foto: Riotur

Após receber a confirmação de que a prefeitura do Rio não destinará verba pública ao Carnaval do Grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) estuda a possibilidade de reduzir o tempo dos desfiles na Sapucaí. A questão é simples: menos tempo, menor tamanho das escolas e menor custo para as agremiações.

“É uma sugestão da Liga para um formato mais atual. Ouvi empresários de eventos, e a TV Globo também entende a necessidade de um tempo menor. Esse é um trabalho de readaptação, para que não seja um espetáculo muito longo. Ao longo do tempo, o formato é modernizado. As fantasias, hoje, já são dadas para os componentes, e custam caro para as escolas”, explicou Jorge Castanheira, presidente da Liesa, à revista IstoÉ.

Jorge Castanheira é presidente da Liesa. Foto: Divulgação

Ainda não se sabe o tamanho da redução. Uma plenária da entidade com os dirigentes das escolas está marcada para esta quarta-feira (4). Na ocasião, as agremiações vão debater a ideia para, se necessário, replanejar o projeto de cada uma delas, já que a maioria das escolas já determinou número de alas e alegorias. Com a mudança iminente, os carnavalescos precisariam realizar adaptações.

“Pedimos para todas as escolas fazerem sugestões de formatos. O alinhamento será feito no plenário, na quarta-feira (04/11). A diminuição do tempo de apresentações pode ser tanto pela redução no número de componentes como por redução de alegorias”, afirmou Castanheira.

Leandro Vieira discorda

Leandro Vieira é o carnavalesco da Mangueira e da Imperatriz em 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Atual campeão do Carnaval pela Mangueira, o carnavalesco Leandro Vieira se mostrou contrário à redução. Via rede social, ele deu sua sugestão para tornar as apresentações mais dinâmicas.

“A única redução que traria benefício aos desfiles é a redução das duras amarras do regulamento. O regulamento nivela por baixo o espetáculo e isso fica evidente quando você escuta que querem regulamentar a redução dos componentes e das alegorias, mas não pensam, por exemplo, em reduzir as cabines de jurado. Vai sobrar jurado pra servir de fiscal do regulamento e faltar alegoria e componente pra de fato fazer o Carnaval que o povo celebra. Se querem reduzir tempo, que reduzam o tempo que os desfiles ficam parados diante dos jurados e deixem que a gente mostre o trabalho dos milhares de artesãos, passistas, ritmistas e bailarinos para o público que paga e vibra com os desfiles que a gente aprendeu a gostar por inteiro e não pela metade.”

Comentários

 




    gl