Apesar do samba, São Clemente mostra que pode brigar pelo acesso

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

Apesar do samba, São Clemente mostra que pode brigar pelo acesso:

Rio 2024: Seguiu, na noite deste sábado (20), a temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí. Quatro escolas de samba da Série Ouro, o Acesso carioca, em destaque no palco maior do Carnaval.

A terceira agremiação na pista de desfiles foi a tradicional e querida, além de simpática, São Clemente. Confira as análises dos comentaristas do SRzd.

+ como foi o ensaio?

Cadu Zugliani: “Mais uma das gigantes do nosso Carnaval nessa noite de sábado. O samba em homenagem ao grande Zé Katimba não é dos que mais me agrada no grupo. Dois detalhes importantes a destacar: a construção do refrão do meio, que achei acelerada, e a repetição da terminação ‘ões’ no final da segunda parte. Ousado o formato do refrão principal e de um pós refrão; ‘Vem, como é bom voltar, 
Guarabira em festa quer te abraçar’. Grande apresentação da bateria que conduziu bem demais o andamento. Leandrinho e Vitor Cunha se apresentaram bem assim como o canto da escola”.

Bruno Moraes: “Excelente estreia do Mestre Marfim na bateria da São Clemente, tranquilo e com a bateria na mão, conseguiu resgatar os bons tempos de ritmo da escola. Com bossas seguras e musicais, executou suas levadas com firmeza. Os ritmistas da Fiel Bateria saem do ensaio com a sensação de que estão prontos para o desfile”.

Jaime Cezário: “São Clemente vem aí, quem chorava vai sorrir. Assim começa o esquenta da amarelo e preto da Zona Sul que fez a poeira subir! Seu ensaio teve organização impecável, grande contingente, muita gente querida e uma comunidade guerreira que merece ser exaltada, pois cantou o samba de início ao fim, sempre com sorriso estampado no rosto. Mas digo, com coração apertado; o samba não ‘decolou’. Parabéns a harmonia e evolução da escola, que mesmo sem a ajuda do samba, proporcionaram uma apresentação beirando a perfeição”.

Eliane Souza: “Gente, como foi bonito ver a Carminha, mãe da segunda porta-bandeira, ali na passarela cumprindo o seu ritual de anos, acompanhar e apoiar a Erica, que bailou com elegância sempre cortejada por seu mestre-sala, o Tchetchelo! Emocionei. E que sorte da querida Raphaela Caboclo ser cortejada e conduzida por Alex Marcelino! Eu adoro apreciar a forma como ele realiza com elegância, destreza e tranquilidade seus movimentos característicos. Quando ele dança, sempre conduzindo com o bastão, eu posso ler suas bem escritas letras no CRUZADO, no VOLEIO com tripla falsa queda, o MEIO-SAPATEADO, na leveza da APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA. E mais, de forma atualizada, fez o CURRUPIO, numa mistura de ‘valsinha’, possibilitando o BALANÇO com apoio de sua dama. Cortês, revelando habilidade em gestos e passos, dominando seus movimentos característicos! Um mestre-sala que abre espaço para sua dama dançar! E Raphaela desfralda o pavilhão com seus giros seguros no ABANO. Adoro”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ agenda deste sábado, 20 de janeiro:

Sereno de Campo Grande
Acadêmicos de Vigário Geral
São Clemente
Império Serrano

+ Carnaval 2024:

Que grande destino reservaram pra você, assinado por Bruno de Oliveira. Este é o enredo da escola que ficou com o 7º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria dos compositores Ricardo Góes, Naldo, Serginho Machado, Sergio Gil, Fadico, Orlando Ambrosio, Matias de Oliveira e Fernando de Lima.

+ veja a programação completa:

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Comentários

 




    gl