Categories: Carnaval/RJ

Acende a luz! Apagões no desfile da Niterói causam estranheza na Sapucaí

Acende a luz! Apagões no desfile da Niterói causam estranheza na Sapucaí:

Rio 2024: Começou, na noite desta sexta-feira (9), o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Oito comunidades da Série Ouro, o acesso carioca, em destaque no palco maior do Carnaval.

A sétima a desfilar na Avenida foi a Acadêmicos de Niterói. Primeira a usar nesta noite o recurso da iluminação cênica, o excesso de ‘apagões’, inclusive no momento da apresentação oficial do casal de mestre-sala e porta-bandeira, não agradou boa parte do público que assistia ao espetáculo.

Veja a análise dos comentaristas do SRzd sobre o desempenho da ‘sucessora’ da Acadêmicos do Sossego.

Eliane Souza: “Responsáveis por trazer ao desfile o primeiro pavilhão da escola, Vinícius Pessanha e Jack Pessanha deslizaram com majestade pela Avenida! Observei uma diferença entre a performance do casal no desfile daquela do ensaio técnico. Apresentando uma performance bem marcada pela naturalidade e deixando observar mais nitidamente os movimentos característicos do bailado, o casal demonstrou singeleza no transcorrer e, no momento da APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA, a ação foi realizada com elegância. O casal fluiu ao passar pelo setor 8, demonstrando alegria na execução dos movimentos, passos e gestos! A porta-bandeira executou, com delicadeza, movimentos de mão, que remetia ao abanar de uma pluma! Bastante bonita a movimentação de pés do mestre-sala ao executar o MEIO-SAPATEADO, quando ‘plantado’, louvava o pavilhão e cortejava sua dama! Uma apresentação bonita de se apreciar”.

Wallace Safra: “A ala de passistas se apresentou de maneira contagiante, comunicativa com o público e com uma excelente interação. Destaque para a pluralidade de samba no pé e para o figurino leve e inteiramente de quando a boa evolução da ala. Bom trabalho”.

Jaime Cezário: ” A Acadêmicos de Niterói trouxe seu enredo homenageando a festa folclórica dos Catôpes de Montes Claros. A proposta foi mostrada em fantasias e alegorias que estavam com um bom visual e bons acabamentos. O enredo folclórico não é, muitas vezes, de fácil comunicação, e esse não fugiu a regra. O importante é exaltar a evolução na qualidade visual da escola a cada ano que passa. Foi um conjunto bonito de fantasias e alegorias apresentados, mostrando um esmero para buscar voos mais altos”.

Cláudio Francioni: “A bateria da Acadêmicos de Niterói fez uma bela apresentação. Mestre Demétrius, que já venceu um Prêmio SRzd pela Acadêmicos do Cubango, trouxe marcações com afinações altas, como de costume, um excelente volume de caixas e uma ala de chocalhos bem presente e precisa. Outra boa característica de Demétrius é encaixar bossas na medida certa no samba e esse ano não foi diferente. Um detalhe simples, porém marcante, foi a execução de uma virada na entrada do refrão, porém um compasso depois do que deveria ser realizada naturalmente, gerando um ótimo efeito surpresa. Destaque negativo para a altura do chapéu da fantasia, um cocar de aproximadamente meio metro de altura que atrapalhava completamente a comunicação visual entre ritmistas e diretores”.

Célia Souto: “O canto do samba soa com clareza, a escola vem crescendo no decorrer da apresentação demonstrando tenacidade em relação ao canto, ritmo e melodia equilibrado favorece o bom desempenho por parte dos componentes e músicos. A evolução mantém o andamento e a regularidade, as alas estão bem organizadas e apresentam coerência em relação à totalidade”.

Wallace Safra: “A comissão de frente trouxe para a Avenida o descortinar dos corpos que dançam feito fitas ao catopês. Com um desenho coreográfico forte e enérgico, os bailarinos desenvolveram uma plástica coreográfica crescente e de fácil leitura para público e jurados. Com elementos da dança afro e movimentos oriundos da região apresentada, o coreógrafo foi sensível ao tema e conseguiu trazer para o desenho cênico um trabalho coerente e de bom gosto. Elemento cenográfico muito bem utilizado e em perfeito casamento com a comissão, bom trabalho”.

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE (em instantes)

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE 

+ Carnaval 2024:

Catopés, um céu de fitas, assinado por Tiago Martins. Este é o enredo da escola que ficou com o 5º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023

O samba é de autoria dos compositores Junior Fionda, Tem-Tem Jr, Júlio Pagé, Rod Torres, Marcelinho Santos, JB Oliveira, Marcus Lopes, Gilson Silva, Edu Casa Leme e Richard Valença.

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Acadêmicos de NiteróiCamarote Camisa 10Carnaval 2024Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro 2024

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

3 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

9 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

15 horas ago