LUPA Carnaval: belíssimos sambas e grandiosos desfiles na última noite do Grupo Especial Virtual 2020

O maior Carnaval Virtual da História se encerrou com a passagem de mais oito agremiações pelo Grupo Especial neste sábado. Com ele, também chega ao fim a série de textos elaborados pelos integrantes da Liga Universitária de Pesquisadores e Artistas de Carnaval da UFRJ (LUPA Carnaval), que hoje analisam essa maravilhosa última noite.

Abrindo a segunda noite de desfiles, a Arranco da FGAF realizou uma interessante apresentação com o enredo “Um culto encantado à Sagrada Jurema”. O grande samba-enredo foi o destaque de um desfile onde o visual alternou bons momentos e algumas soluções repetitivas.

Segunda escola da noite, a Sociedade Águia Real trouxe o enredo “Guadalupe: Simplicidade e Devoção”. Com uma apresentação burocrática, mas correta, a linda comissão de frente foi o ponto alto da apresentação.

Unidos do Tijucano, desfile 2020.

Em seguida, a Unidos do Tijucano realizaria uma gloriosa apresentação na condução do brilhante enredo “Mbaé Cocar”. A originalidade assombrosa do conjunto de fantasias, que apesar de autênticas trouxeram unidade na linguagem visual, os efeitos deslumbrantes do impactante conjunto alegórico e o excelente rendimento do melhor samba da noite marcaram um desfile irrepreensível, que entregou na pista a excelência artística que se espera da folia virtual.

Quarta a se apresentar, a Império da Praça XI fez uma passagem irregular na defesa do enredo “Sou o sonho libertador que desafiou a ilusão”. A boa premissa não contou com uma exibição visual de destaque, o que também aconteceu com o conjunto musical.

Na sequência, a Morro do Esplendor surpreendeu na abordagem do interessante enredo “O santo remédio da verdade”. Com um desfile correto, as visualidades da escola atenderam bem à proposta e o samba-enredo teve um ótimo rendimento na passarela.

Imperiais do Samba, desfile 2020.

Cantando o enredo “Atlântida Amazônia, o Reino Sagrado de Ypupiara”, a Imperiais do Samba manteve o alto nível com uma belíssima exibição, especialmente pelo seu lindo e diferenciado conjunto de fantasias. O grandioso desfile contava ainda com um maravilhoso samba-enredo.

Penúltima escola virtual a desfilar, a Flor de Lótus narrou divinamente o enredo “O Fantasma da Ópera”. O conjunto visual traduziu muito bem todas as referências presentes na narrativa, com destaque para o clássico conjunto de fantasias e a deslumbrante comissão de frente. O magistral samba-enredo tinha belíssimas passagens e em uma delas aludiu melodicamente a uma música da adaptação do livro para o musical.

E encerrando em altíssimo nível a grande noite, seria a vez da Império do Rio Belo impressionar com o enredo “O grande Império de Daome-Maranhão e as não fronteiras de Querebentã de Zomadônu”. O destaque absoluto ficou para o irretocável conjunto de fantasias, que além de lindíssimas eram muito criativas. O magnífico conjunto alegórico e o excelente samba-enredo também contribuíram para o ótimo desfile, que concluiu lindamente a jornada de apresentações.

Império do Rio Belo, desfile 2020.

No encerramento das seis noites de espetáculo, o quesito samba-enredo mostrou enfim toda a sua força, impulsionando a maioria dos desfiles deste sábado. A diversidade temática das oito apresentações também merece ser celebrada, e tida como irrefutável demonstração de que o horizonte reserva à poderosa arte das folias, tanto a real quanto a virtual, uma infinidade de boas histórias a serem desvendadas. O Brasil de 2020, 2021 e sempre, precisa e conta com isso.

 

Texto elaborado coletivamente pelos pesquisadores da LUPA Carnaval (@lupacarnaval):

Ayrã de Oliveira Ribeiro (Licenciando em Letras pela UFJF, professor de Interpretação de Texto e Literatura no GARRA Cursinho / Juiz de Fora – MG e pesquisador-artista da LUPA Carnaval)

Gabriel Henrique Caldas Pinheiro (Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ, professor, idealizador e pesquisador-artista da LUPA Carnaval)

Ricardo da Silva Ferreira (Licenciando em História pela UFRJ, professor e pesquisador-artista da LUPA Carnaval)

Silvia Maria Monteiro Trotta (Bacharela e Licenciada em História pela UFRJ, integrante da Comissão de Carnaval da Império de Petrópolis e pesquisadora-artista da LUPA Carnaval)

William Santos Ferreira (Graduando em Biblioteconomia pela UNIRIO e pesquisador-artista da LUPA Carnaval)

Comentários

 




    gl