Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Jorginho do Império lança sua candidatura à eleição presidencial, no Império Serrano

Jorginho do Império, 73 anos, decidiu concorrer às eleições do Império Serrano com a chapa – “Estamos juntos, agarrados, misturados, embolados – imperianos de verdade”. “Já passei por vários cargos no meu império Serrano. Já ocupei cargo de vice-presidente, de diretor musical e de  harmonia. Fiz vários ensaios técnicos na quadra da escola, sempre com muito carinho e respeito com os componentes.  Mas agora chegou a hora de junto com a família imperiana, e todo o povo do samba brigar pelo direito legitimo de junto a eles comandar a nossa Escola”.

A assessoria de Jorginho do Império ressalta as qualidade de Jorge Antônio Carlos. E o identifica como um cara simples, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, no bairro de Madureira. Desde pequeno conviveu com bambas do samba.

O seu quintal era o Império Serrano. Começou com sete anos de idade, mais precisamente em 1952, desfilando na Ala dos Periquitos – fundada e organizada para os filhos e os netos dos fundadores do Império desfilarem.

Tempos depois, foi ser mascote na Ala da Corte, o ano era 1956. Esta ala fora criada pelos senhores Chocolate e Dinho. Em 1959, Jorginho, em parceria com os senhores Careca e Jamelão criam uma Ala de Passistas. Pelo fato do Brasil ter sido campeão na Copa do Mundo do ano anterior – 1958, a imprensa batizou esta ala de os “Pelés” do Samba”. Jorginho do Império e seus amigos ficaram responsáveis por esta ala, até o ano de 1962.

No ano seguinte, 1963, foi criada a Ala Sente o Drama, primeira ala de passo marcado criada no carnaval. A coreografia ficava por conta de Jamelão e Careca, enquanto Jorginho era o presidente. Em 1971, desligou-se dessa ala e foi disputar o título de “Cidadão do Samba” do Império Serrano. Nessa época, o senhor Aridalto tinha três passagens para levar três ritmistas para fazer show com Martinho da Vila. É nessa época que Jorginho começa a sua carreira como artista.

Trabalhou com Martinho da Vila de 1971 até 1975. No ano de 1976, lança o seu primeiro LP. E sua carreira enquanto cantor nunca atrapalhou a sua relação com o Império Serrano, sempre prestigiando e desfilando pela sua agremiação. Fez no samba vários parceiros.

Seu pai – Mano Décio da Viola, pessoa influente em todas as rodas de samba e de bambas do subúrbio foi um dos fundadores da escola, no ano de 1947. Por influência de Mano Décio, a música e o samba permearam, desde muito cedo, sua vida. Ainda no Império Serrano, fez parte enquanto diretor do carro de som. Foi também diretor de harmonia e na época em que o senhor Zacarias era o presidente da Velha Guarda, desfilou três anos nesta ala.

Mas sua herança de sambista o chamava para um papel ainda maior dentro do seu Glorioso Império. Em 1995, a convite do então presidente Marquinho dos Anéis torna-se o puxador oficial de sua agremiação, para o carnaval de 1996 defendendo o enredo “Verás que um filho teu não foge à luta”, em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. No carnaval de 1997, continuou à frente do carro de som defendendo o samba – “O mundo dos sonhos de Beto Carrero”. Em 1999, defendeu o samba “Uma rua chamada Brasil”, na série A. E todos estes carnavais foram defendidos com muito amor.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

6 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

7 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

8 horas ago