Jorge do Batuke vence Concurso de Samba de Quadra na Portela

Quando o assunto é ala de compositores, a Portela sempre é destaque. Não foi diferente na última sexta-feira. A grande final de seu Concurso de Samba de Quadra, apresentando 12 sambas para serem escolhidos, teve como destaque o bicampeão Jorge do Batuke, grande vencedor da noite, muito aplaudido pela comunidade presente. A dupla Juliana Pagung e Diogão Pereira, que defendeu a obra vencedora da noite, foi laureada com o prêmio de melhor intérprete.

Jorge do Batuke. Foto: Hélio RainhoO jovem compositor Jorge do Batuke, em um ano mais do que especial onde também foi finalista do concurso de samba-enredo da Portela para 2015, vem despontando como um grande valor da escola. A proeza de repetir o feito de 2011, ano em que foi realizado o último concurso pela Majestade do Samba, também vencido por ele, reitera essa vocação. Ao receber o prêmio, Jorge não escondeu sua emoção:

“Cheguei a esta quadra ainda menino, trazido por meu avô. Quero agradecer a todos os portelenses e, em especial, ao maior de todos, Paulo da Portela. Ele continua me guiando”, afirmou, muito aplaudido.

O concurso, uma iniciativa do departamento cultural e da ala de compositores da Portela, ocorreu após a abertura da noite com o já conhecido Samba do Presidente, onde Serginho Procópio faz as vezes de anfitrião interpretando sambas antológicos. Aniversariante do dia, o presidente portelense foi também saudado na quadra da escola.

A premiação teve troféus entregues por Noca da Portela, blogueiro do SRZD-Carnaval, Tia Surica, Jeronymo da Portela, pelo presidente Serginho Procópio e pelo vice-presidente Marcos Falcon. Cada troféu referente aos cinco primeiros colocados homenageava um baluarte da escola (Ari do Cavaco, Edir Gomes, Geraldo Sorriso, Bandeira Brasil e Tonico da Portela).

Serginho Procópio destacou a importância da Portela de celebrar o samba de quadra e sua força dentro da escola. Marcos Falcon agradeceu o apoio da imprensa e exaltou os esforços da Ala de Compositores e do Departamento Cultural na realização. O blogueiro do SRZD-Carnaval Hélio Ricardo Rainho, integrante do júri portelense durante todo o concurso e convidado também para representar o site SRZD no júri composto pela imprensa para a grande final, considerou o evento fundamental para reaquecer a forca do samba genuíno e a tradição dos sambas de quadra no cenário do carnaval carioca.

Jorge Batuke. Foto: Hélio Rainho

Os vencedores do concurso foram:

1° lugar – “Encontro com Paulo da Portela” – Jorge do Batuke

2° lugar : “Vinho Predileto” – Wanderlei Monteiro

3º Lugar: “O Pegador” – Silvio Paulo e Espanhol

4º Lugar: “Garoa, Garoa” – Eros Fidélis e Borges

5º Lugar: “A lua vai vadiar” – Angel da Portela, Caixa D’água, André Silva, Robertinho Sorriso

Melhor intérprete: Juliana Pagung e Diogão Pereira – cantando “Encontro com Paulo da Portela”, de Jorge do Batuke

Leia também:

– Carlinhos Brown na Portela: ‘Estou inebriado de alegria’

 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

Comentários

 




    gl