Internado há 15 dias, Roberto Szaniecki, o ‘polonês’, pede ajuda de amigos para tratar doença crônica

Roberto Szaniecki. Foto: Reprodução/Youtube

Roberto Szaniecki. Foto: Reprodução/Youtube

O carnavalesco Roberto Szaniecki, popularmente conhecido como ‘polonês’, está internado há 15 dias no Hospital Miguel Couto, no Rio, para tratar uma doença crônica. Sem previsão de alta e em dificuldades financeiras por conta da pandemia, o artista pede a ajuda de amigos e sambistas para conseguir custear seu tratamento.

Os carnavalescos Renato Lage, Rosa Magalhães, Mauro Quintaes e Edson Pereira se juntaram numa ação entre amigos para colaborar com Szaniecki. Além deles, o figurinista Bruno Oliveira, o escultor Flavinho, o presidente dos destaques da Grande Rio, Danyllo Gayer, o presidente dos destaques do Salgueiro, Eduardo Pinto, e o amigo Sergio Luis Tavares Adriano foram outros que participaram do movimento.

Aqueles que quiserem colaborar com a ‘vaquinha virtual’ para o tratamento do carnavalesco, podem depositar qualquer valor na conta abaixo:

Banco Bradesco
Agência: 0468
Conta corrente: 0141981-1

Nos últimos cinco anos que esteve afastado do Carnaval, Szaniecki fez trabalhos para os camarotes da Grande Rio e da Rio Samba & Carnaval, além de exposições e eventos diversos. Paralelamente, ele começou a customizar e vender bonecas Blythe, que se tornou sua única fonte de renda durante a pandemia de Covid-19.

O ‘polonês’

Nascido na Polônia, Roberto Szaniecki começou sua trajetória como ajudante de barracão na União da Ilha, ainda na década de 70. Em 1993, estreou como carnavalesco na Unidos da Ponte, pelo Grupo Especial do Rio. No ano seguinte, conseguiu um vice-campeonato no Salgueiro e iniciou uma trajetória de sucesso.

Em São Paulo, o ‘polonês’ foi campeão em 1999, pela Gaviões da Fiel, e em 2006, pelo Império de Casa Verde. Sua passagem mais marcante, porém, se deu na Grande Rio, onde conseguiu, entre 2005 e 2008, dois vice-campeonatos e dois 3º lugar.










Comentários

 




    gl